terça-feira, 22 de novembro de 2011

[leia] Agricultoras apodienses enviam 2.000 cartas a Presidenta da República



Na manhã da última sexta-feira (18),  a Comissão de Mulheres do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras rurais do município de Apodi enviaram cerca de 500 cartas, endereçadas à Presidência da República, pedindo a Presidenta Dilma  Rousseff  a revogação do Decreto Nº 0-001 de 10 de junho de 2011 para desapropriação de mais de 13 mil hectares de terra na região da Chapada do Apodi que expulsará de suas casas, terras e de sua história mais de 150 famílias.

Quem coordena o projeto de desapropriação e, ao mesmo tempo, de expulsão dessas dezenas de famílias é o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS). “O DNOCS em tese deveria lutar juntamente com trabalhadores e trabalhadores do Nordeste para a convivência sustentável no Semiárido, no entanto o que a instituição está fazendo com esse projeto é se juntar com as empresas do agro e hidronegócio para nos expulsar de nossas casas, nossas terras e nossa hostória que temos construído ao longo de mais de 60 anos somente nessa região”, declara Francisca de Lima, mais conhecida como Kika, coordenadora da Comissão de Mulheres do STTR Apodi.

“O envio destas cartas para a nossa presidenta, que é uma mulher de luta, é para mostrar que nós não quermos esse projeto aqui em Apodi, pois não vai trazer benefícios para nós pequenas agricultoras e apicultoras, ao contrário vai envenenar nossas abelhas, vai enevenenar nossa comida e nossa água”, declara Francisca, trabalhadora rural do Assentamento Sítio do Góis.

De acordo com Kika a iniciativa de escrever tantas cartas para a Presidenta Dilma surgiu em uma das reuniões da Comissão de Mulheres do STTR Apodi quando se discutia as alternativas de barrar esse projeto no município. “Foi um desafio muito grande para as mulheres escreverem essa carta, pois a maioria sabe escrever muito pouco e muitas vezes tínhamos que dizer letra por letra para que todas pudessem expressar em suas próprias palavras sua luta e indignação contra o projeto”, afirma Kika.

Enviadas essa última remessa, de um total de 2.000 cartas, começa agora uma nova fase, o momento para outras pessoas que não são de Apodi enviarem cartas para o planalto se solidarizando com a luta da Chapada.

Para o envio de cartas a presidência o endereço é: Presidência da República | Palácio do Planalto | Praça dos Três Poderes | Zona Física Administrativa | Cep.: 70150.900 | Brasília/DF.

Fonte: Bolg do Cetro Feminista 8 de Março.

7 Comentários:

Anônimo disse...

SINCERAMENTE EU NÃO SEI QUAL O PROJETO MAIS FATÍTICO PARA O PEQUENO AGRICULTOR, SE É O QUE EXPULSA O MESMO DO CAMPO OU O QUE ASSENTA E ABANDONA, POIS OS NOSSOS ASSENTAMENTOS AQUI EM APODI E EM TODO BRASIL EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO NA VERDADE VERDADEIRAS FAVELAS RURAIS, ONDE O ABANDONO IMPERA, NÃO DISPÕE DE INFRAESTRUTURA E NENHUM PROJETO DE APOIO EFETIVO E SUSTENTÁVEL EXISTE PARA NOSSOS TRABALHADORES, E NÃO VEJO SINDICATOS NEM COOPERATIVAS E NEM MESMO O INCRA ÓRGÃO RESPONSÁVEL POR ESSA DESORDEM FAZER NENHUM MANIFESTO EM PROL DESSAS FAMILIAS QUE SÃO MILHARES QUE VIVEM NA MAIS ABSOLUTA MISÉRIA QUEM CONHECE ESSA REALIDADE SABE O QUE ESTOU FALANDO, ALGUNS POUCOS ASSENTAMENTOS PRODUZEM ALGUMA COISA FORA DO PERIODO CHUVOSO, E MESMO ASSIM ALGO SOMENTE DE SUBSISTENCIA, PRECISAMOS SIM NOS MOBILIZAR CONTRA ESSES PROJETOS QUE JÁ NASCEM MORTOS, E APROFUNDAR O DEBATE ACERCA DESSAS POLITICAS PÚBLICAS QUE CONSOMEM MUITO DINHEIRO PÚBLICO MAS QUE OS NOSSOS VERDADEIROS PROBLEMAS DO HOMEM DO CAMPO NÃO RESOLVEM, PORTANTO COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS PRECISAMOS NOS MOBILIZAR CADA VEZ MAIS E NOS INDIGNARMOS COM ESSAS MAZELAS QUE TANTO NOS AFLINGEM.

Anônimo disse...

Será que estas duas mil cartas são de apodienses? eu acho que ta bom da gente saber pra onde vai o dinheiro que nós pagamos a este sindicato, qual a finalidade dele? . e o que o senhor Edilsom faz com nosso dinheiro, tai uma boa pro ministerio publico apurar...

Anônimo disse...

É uma pena que esteja acontecendo isso com nossos conterraneos. Ser expulso a força de sua própria terrinha, onde nasceu e se criou! Cadê as autoridades do nosso município. Isso é mais um massacre ao nosso povo. Que vergonha pra nós. Nenhuma autoridade se manifesta em favor do povo que está perdendo suas terras em nome do progresso camuflado, enfenenameto dos nossos mananciais.

Anônimo disse...

É LEGITIMO O MOVIMENTO MAS O PROJETO VAI SAIR DO PAPEL.

Anônimo disse...

DIREITO DE RESPOSTA
Ora, ora Anônimo, O Ministério Público Fiscalizar o Sindicato mais atuante do RN???? Pode ate ser, mais no Apodi é a Unica Organização que faz a prestação decontas anual na Presença de mais de Mil Associados, e estas são aprovadas... Qual instituição em Apodi faz isso, estive na prestação de conta de 2010 do Sindicato de Apodi e Viu que ela foi feita com cerca 1000 pessoas apreciando-a.
O Ministério Público deveria de fato fiscalizar as Contas da Prefeitura de Apodi ( do Klinger e da Gógó) esses estão ricos a custa de que??? Respo ai vai... O Edilson é um Agricultor que planta e trabalha no campo de fato.
Vc anônimo talvez se sinta incomodado com as ações do Sindicato, que concerteza lhe atingi em cheio que sobrevive de nigalhas politiqueiras. Ou vai me dizer que é mentira, o Dinheiro q vc ganha talvez seja ilicikto, se informa pra poder denunciar.

Obs.: Publique o Comentário, o mesmo é reposta de uma acusação grave em Comentario anterior, ou seja, exijo DIREITO DE RESPOSTA.

Anônimo disse...

sera pode ter supresa talves o que parece nao acontesa do jeito que o pmdb pensa vamos espera en deus se fou para ser sera mais so depende dele,apodi precisa de desevolvimento com vida e nao com a morte.

Anônimo disse...

aqui a 200 anos esse obra fai sair do papel

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO