quinta-feira, 26 de novembro de 2009

[leia] Programa Cozinha Brasil oferece capacitação para mulheres apodienses

APODI – Cerca de 150 mulheres de Apodi no Médio Oeste vão participar do curso Cozinha Brasil, executado a partir de uma parceria da Prefeitura do Apodi via Serviço Social da Indústria – SESI/RN, oferecido pela municipalidade aos beneficiários dos Programas Sociais do município.

Segundo a prefeita da cidade, Goreti da Silveira Pinto, o programa capacita pessoas não só a utilizar melhor os alimentos de baixo custo promovendo mudanças de hábito, mas também oferece a possibilidade de aprendizado para geração de renda.

O município de Apodi esta formando o Balcão de Emprego e Renda, cujo objetivo é capacitar e qualificar a mao de obra da população, como meio de buscar mais desenvolvimento para a cidade que conta com mais de 35 mil habitantes.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social no centro da cidade. O Curso vai de 30 de novembro a 03 de dezembro e acontecera na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde o SESI montara sua estrutura formada por nutricionistas, auxiliar de cozinha e um ônibus adaptado com todos os equipamentos de uma cozinha.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social, a oferta desse tipo de curso marca a nova fase da política de assistência social de Apodi que não prioriza o assistencialismo, mas sim a capacitação das pessoas para a obtenção de uma renda.
A assinatura do convenio da Prefeitura do Apodi com o Serviço Social da Indústria – SESI/RN, aconteceu na tarde de quarta-feira no Palácio Francisco Pinto, sede do executivo apodiense e contou com a presença da prefeita Goreti da Silveira Pinto, coordenadora do Projeto Cozinha Brasil no RN, Cecília Lopes, chefe de Gabinete Civil, Klinger Pinto, secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Laete Oliveira e dos assessores Marcilio Reginaldo e Marcio Morais.

Programa ensina a comer bem sem gastar muito

Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriaria cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso – Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO