quarta-feira, 28 de outubro de 2009

[leia] Importância de Projetos de Extensão

QUAL IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO, COMO O “PROJETO CONSTRUINDO CIDADANIA DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ALVERNIR DE FREITAS DIAS?

Inicialmente, é oportuno entender a respeito dos Processos de Planejamento.

O Planejamento Estratégico consiste em uma ação intencional e organizada que exige uma compreensão das condições atuais através de uma ampla participação de todos os atores da sociedade com a finalidade de mitigar situações indesejáveis e otimizar cenários de adequado para o desenvolvimento das atividades humanas.

Sendo assim, para iniciar o PLANEJAMENTO faz necessário entender e estudar o ambiente através de três conjuntos, a saber:

I – Verificar a disponibilidade, comportamento e uso dos recursos naturais da área a ser planejada;

II – Identificar a existência e necessidade do ambiente construído da área;

III – Apurar as necessidades humanas e das suas atividades.

Com isso, percebe-se que o PLANEJAMENTO tem por finalidade precípua fornecer condições para existência de uma QUALIDADE DE VIDA.

Aponta-se então para obter um planejamento adequado a composição de três fases técnicas, que são:

ECLOSÃO – Fase inicial que contempla a INCLUSÃO (NÃO EXCLUSÃO) da população por parte do poder público na elaboração de projetos, através da identificação das necessidades, desejos e anseios da sociedade. Com isso, percebe-se que essa fase baseia-se em um ato de AUSCUTAR a população para entender suas necessidades. Para tanto, menciona-se como relevância dessa fase o ATENDIMENTO das necessidades sociais, econômicas, políticas e ambientais, bem como mostrar como o cidadão pode contribuir para o êxito do processo.

PROJETO – Consiste numa fase de conhecimentos técnicos composta por três etapas:
A – Estudo preliminar – obtenção de dados e informações secundárias das comunidades;
B – Diagnóstico – processamentos dos dados obtidos e construção de cenários desejáveis e possíveis.
C – Plano Diretor – representa a melhor alternativa a ser adotada para o atendimento das necessidades humanas associadas às intervenções humanas.

EXECUÇÃO – Fase do Planejamento da OPERACIONALIZAÇÃO dos projetos elaborados com base em recursos disponíveis e previstos; prioridades locais e regionais; e criteriosamente analisada e consideradas para garantir sua continuidade SOB QUALQUER GESTÃO.

Assim, percebe-se que projetos como “Construindo Cidadania” é de fundamental importância para buscar uma melhor qualidade de vida da população, já que se encaixa perfeitamente na Etapa de Eclosão do Processo de Planejamento, pois visa escutar a toda a comunidade sobre seus anseios e os principais problemas da área na qual está inserida.

Ao mesmo tempo em que parabeniza a iniciativa de projetos dessa natureza em Apodi-RN lamenta-se pela ESTAGNAÇÃO nas outras etapas do processo de Planejamento, como por exemplo, Elaboração de Projetos Técnicos e sua Execução, etapas essas de responsabilidade do Poder Publico.

Jorge Luis Filho – Um eterno aprendiz...

P.S. – A redação sobre Planejamento foi baseado nas leituras de PHILLIPPI JR (2004). Faço questão de mencionar a referência do texto, por questão de ÉTICA INTELECTUAL, expressão ainda não conhecidas por algumas pessoas, já que adotam conceitos, resultados, projetos, PLANOS DE GOVERNO (Eita...), como se fossem os próprios que elaboraram.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Parabens seu Jorge Luiz Filho. Uma das qualidades que mais enobrece o ser humano é o sentimento de humildade.E você demonstra ter este sentimento.Continue estudando. O nosso povo precisa aprender a pensar como você. Quando isso acontecer, certamente, conseguiremos nos livrar de administradores que pensão e agem como Klinger.

luiz disse...

parabens aos idealizadores deste lindo projeto,e felicidades aos inteligentes e competentes alunos e ao prof. jorge de ninar.

saude disse...

a sociedade apodiense será beneficiada com esse gesto de cidadania e defesa da natureza,empreendida pelos alunos universitarios,doutores,e principalmente ao prof. jorge luis,que teve peso importantissimo nesta iniciativa,isso é visão futurista que o poder publico municipal deveria dar o apoio necessario,mais pelo contrario,tem gente ligado ao poder que por falta de visão,diz que tudo isso é besteira.da para aguentar.

Anônimo disse...

a arte de ser anônimo.

por meio desse recurso eu posso ser o que eu quiser e quem eu quiser e a qualquer momento que eu quiser. nesse caso, eu sou o senhor querer. por meio disso tudo, eu digo o que eu quiser na hora e momento que eu quiser. então, vou negligenciar os feitos dos outros e repudiar aqueles que me respondem. dizem que não tenho identidade, mas sou o senhor anônimo.

ps. divulguem isso.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO