sábado, 17 de outubro de 2009

[leia] Aniversário da Loja Maçônica Vale do Apodi

Ontem dia 16/10/09 foi o aniversário da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Vale do Apodi, fundada no dia 16/10/80. Completou 29 anos de muita história. E que tem como um dos fundadores o Srº Altino Dias de Paiva.

Dezenas de pessoas das mais variadas instituições da cidade estiverem presentes nas fileiras do templo maçônico na cerimônia ‘branca’ assim chamada pelos tios maçons.

Que patrocina as instituições como Ordem DeMolay, Escudeiros, Filhas de Jó, Clube de Mães DeMolay, Clube de Samaritanas Martinha Tôrres. Hoje o Venerável Mestre da Loja Maçônica Vale do Apodi é José Gilvan Alves.

O Sereníssimo Grão Mestre Adjunto do GOIERN – o Srº Olismar Medeiros Lima que proferiu a palestra o “Papel da Maçonaria na Sociedade Moderna”, que neste ato representou o Soberano Grão Mestre Antônio de Brito Dantas. Também esteve presente uma comitiva das Lojas Maçônicas da cidade de Mossoró.

A maçonaria é uma associação de caráter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."

Sendo uma associação iniciática, utiliza diversos símbolos, dos quais apenas alguns são geralmente conhecidos.

Cada Loja Maçônica é composta pelo Venerável Mestre (ou Presidente), que preside e orienta as sessões, pelo Primeiro Vigilante, que conduz os trabalhos e trata da organização e disciplina em geral e pelo Segundo Vigilante, que instrui os aprendizes. O Orador, que sumariza os trabalhos e reúne as conclusões é coadjuvado pelo Secretário, que redige as atas e trata da sua conservação e é responsável pelas relações administrativas entre a loja e a obediência e junto com o Venerável Mestre. O Mestre de Cerimônias, que introduz os irmãos na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimônias de iniciação, o Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira, e por fim o Guarda do Templo (que nalguns Ritos e lojas é só externo noutros é externo e interno e ainda noutros ambos são ocupados por irmãos diferentes) e que vela pela entrada do Templo são outros oficiais igualmente importantes. Os cargos do Venerável Mestre ao Secretário são chamados as luzes da oficina.


O bolo


Filhas de Jó


Público presente



Irmãos DeMolay’s


Sociedade apodiense


Convidados


Autoridades maçônicas


Oriente


O palestrante da noite o Srº Olismar Medeiros Lima – disse que a Maçonaria não é uma instituição secreta e sim discreta

João Evangelista – presidente da Câmara de Vereadores de Apodi


Márcio Valdevino – vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL local


Fábio Soares – representou os radialistas


Dindinha – presidente do Fórum das Entidades


Regina Duarte – presidente das Samaritanas


Maria Câmara – presidente do Clube de Mães DeMolay’s

Felipe – Mestre Conselheiro do Capítulo Príncipe Vale do Apodi


Honrável Rainha do Bethel 07 Apodi – RN


Presidente dos Escudeiros


George Gurgel – delegado maçônico






6 Comentários:

Anônimo disse...

Não sei se vocês notaram.Mas, a ausência da Excelentissima Prefeita nesta magnânima festa desta magnânima Loja Maçonica de Apodi,foi realmente enobrecedora e significativa. Quem quiser que bote uma corda no pescoço mas, Prefeito que se preza não despreza uma festa da Maçonaria. Acho que a Prefeita não sabe que a Maçonaria é uma das instituições privadas mais antiga do Mundo. E que tem sobrevivido através dos tempos defendendo a liberdade, a fraternidade,o bem comum da sociedade em todos os sentidos,principalmente no exercicio da democracia. Eu não sou maçon. Infelizmente.

Anônimo disse...

Em todas as cidades onde tem lojas maçônicas, como Pau dos ferros Natal, Mossoró, Caicó, em eventos como esses os chefes dos poderes sempre prestigiam ou no mínimo mandam um representante, mas estranhamente a prefeita de Apodi ignora esses eventos e essa instituição que faz um relevante trabalho na sociedade. ela precisa saber separar a instituição das pessoas e deixar a disputa política, que ela venceu nas últimas eleições, de lado e compreender as atribuições do cargo que lhe foi confiado, coisa que ela parece-me não ter entendido ainda.

JULIMAR disse...

PARABENS A LOJA VALE DO APODI PELO SEU ANIVERSARIO FICO MUITO CONTENTE POR VER MEU AMIGO ANTONIO DE ZUZA UM ABRAÇO A TODOS OS IRMÃOS.
JULIMAR LOPES DE OLIVEIRA

Anônimo disse...

agora ai é bucha e grandeeeee...esse josivan vots ...

Anônimo disse...

se a prefeita tive ido nunca mais voltava nela nao o quer ele e ver ai nao deixa pra ir pra outro canto melhor ...

Anônimo disse...

Esses comentários anônimos só servem para mostrar o que estão fazendo com a nossa PREFEITA,a maçonaria é uma das instituições mais sérias que já vir, mais as pessoas hoje que estão a frente hoje como é caso do Sr. Gilvan e a sua magnifica esposa, que estavam na ala "nova geração" e que atropelam os ensinamentos que a maçonaria ensina, infelizmente vamos continuar vendo pessoas querendo mostrar uma coisa e sendo totalmente outra. esse é o ensinamento da maçonaria? não, vcs precisam assimilar o que a maçonaria tem de bom, pq acho q vcs não absorveram nada. vem com discursos demagogos,cheios de ideologias q nós sabemos q vcs não são. IGUALDADE, FRATERNIDADE E LIBERDADE, grande era o tempo de meu amigo Batista Araujo, Zeca, são pessoas de aurea boa, q olhando no olho vc ver q são pessoas comprometidas com os reais ideais maçonicos. um forte abraço!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO