sexta-feira, 28 de agosto de 2009

[leia] Projeto nas Pegadas de Lampião conclui cursos em Itaú

Numa parceria entre SEBRAE e Prefeitura de Itaú, através da secretaria de ação social, aconteceu durante esta semana a realização de cursos e oficinas que está dentro do projeto Território Sertão do Apodi- Nas Pegadas de Lampião.

Mais de 50 participantes do município estão sendo beneficiados com as oficinas de souvenir em cabaças e biscuit, onde os participantes são estimulados á criação artística através da utilização da arte em cabaças e outros materiais, tendo o universo do cangaço como fonte de inspiração, e a oficina de estamparia, que também trabalha a criação artística através da estamparia, tendo os ícones da estética nordestina e do cangaço, como referências criativas.

O projeto tem como propósito fomentar o empreendedorismo a partir da potencialização das vocações produtivas do território, com o intuito de ampliar e diversificar oportunidades de geração de pequenos negócios e postos de trabalho no território da Chapada do Apodi. Tais feitos são possíveis graças ao incentivo da economia da cultura, da culturalização da economia e do turismo.

“Quero aprender sempre algo mais nesta vida, e aqui estou tento essa oportunidade de realizar um sonho meu, em aprender trabalhar com estamparia, aprendendo novas técnicas, já que tenho habilidades para pintura em tecido. Foi o que falou a senhora Iracema Maia da Silva de 59 anos de idade, participante da oficina. Quem também externou sua satisfação em ser beneficiada com os cursos foi a jovem Amanda Medeiros de apenas 20 anos, que parabeniza o prefeito Edson Melo e o SEBRAE, pois está tendo a oportunidade de se capacitar e despertar para o empreendedorismo, onde pretende montar seu próprio negocio, para ajudar a família com uma renda extra mensal.

O projeto que já percorre várias cidades do RN tem como propósito desenvolver territorios de diversos municípios potiguares, inspirado na estética do cangaço e do sertão. O projeto cria novos produtos e oportunidades de negócios com base na ideia de “culturalização” da economia, do turismo e do artesanato, ou seja, usar a cultura para agregar valor aos negócios e às atividades econômicas. A ação do Sebrae busca ainda desenvolver a região por meio do estímulo ao empreendedorismo, à capacitação, à qualificação e à gestão dos negócios, sempre valorizando as vocações e atividades já existentes no território.

As instrutoras das oficinas Fátima Viana e Claudia Franco destacaram o grande aproveitamento que os participantes estão tendo, onde a partir de então passam a serem multiplicadores dentro do município. Com essa iniciativa o SEBRAE pretende criar cooperativas em Itaú. Os participantes dos cursos, terão suas peças expostas na cidade de Natal.

Para o prefeito Edson Melo o projeto traz desenvolvimento para a região onde vai atrair o turismo para o sertão e fomentar o empreendedorismo a partir da potencialização das vocações produtivas de cada município. Edson garante que outros cursos como estes muito em breve estarão sendo realizados na cidade.

O encerramento das oficinas acontece as 17hs, na escola Francisco de Assis Pinheiro onde aconteceu toda programação, e contará com a presença do prefeito Edson Melo, secretários e coordenadores.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO