segunda-feira, 27 de julho de 2009

[leia] O que é Quociente Eleitoral?

Eu fico imaginando o que Tibúrcio Marinho estaria fazendo uma horas dessas que não está lendo o ApodiBaixo doPano para aprender um pouco de política comigo.

Leia, e aprenda! Para não passar vexames!

Quociente Eleitoral nada mais é que a divisão entre o número de votos válidos (votos nominais + votos de legenda) dividido pelo número de vagas, a depender do cargo em questão.

Usemos como exemplo as eleições 2008 em Apodi para o cargo de vereador.

Tivemos 20.930 votos nominais para vereador no ano passado, ou seja, 20.930 eleitores apodienses saíram de suas casas naquele domingo sabendo em qual candidato a vereador iria votar e não erraram na hora da digitação, o que quer dizer que todos eles fizeram direitinho o dever de casa e escolheram realmente o seu candidato.

Tivemos também 1.606 votos de legenda, ou seja, 1.606 apodienses saíram de suas casas sem saber ao certo qual candidato iria optar e acharam por bem votar apenas no partido, sabendo que seu voto serviria para o partido e/ou coligação na hora da contagem final. Há também aqueles que por algum motivo erraram na digitação, e pensando está votando no prefeito ou algo do tipo digitaram apenas os 2 dígitos iniciais de seu vereador, esses também contam como voto de legenda.

Somando então os votos nominais com os votos de legenda temos 22.536 votos válidos.

Para saber qual o Quociente Eleitoral basta dividir o total de votos válidos, que foram 22.536 pelo número de vagas na câmara de vereadores em Apodi, que todos nós sabemos que são 9 vagas, pelo menos por enquanto não é aprovada a PEC dos vereadores, que irá aumentar para 13 vagas.

Pois bem: 22.536 dividido por 9 é igual a 2.504.

2.504 votos é o Quociente Eleitoral.

E para que serve este danado do Quociente Eleitoral?

Para que um partido ou coligação consiga obter uma vaga, ele precisa ultrapassar essa quantidade de votos. Digamos que eu, DeAssis Oliveira, tivesse sido candidato nessas eleições pelo PDP (Partido Dibaixo dos Panos) e sozinho tivesse obtido 2.504 votos, eu teria sido eleito. O que não quer dizer que para qualquer um se eleger seriam necessários obter 2.504 votos.

É aí onde entra a coligação ou voto do partido. É aqui onde entra o Quociente Partidário.

Quociente partidário nada mais é que a soma de todos os votos de todos os candidatos de todos os partidos que fazem parte de uma mesma coligação, somados aos votos de legendas desses mesmos partidos divididos pelo Quociente Eleitoral, já demonstrado anteriormente. No caso do partido não ter feito coligação com ninguém, como foi o caso do PCdoB em Apodi, o Quociente Partidário será a soma dos votos dos candidatos somente do PCdoB e da legenda daquele partido divididos pelo Quociente Eleitoral.

Vamos aos números:

O PCdoB nessas eleições lançou 13 candidatos que somados tiraram 4.179 votos nominais e 405 votos de legenda, ou seja, o total de votos válidos foi de 4.584 votos. Para saber o Quociente Partidário do PCdoB temos que dividir esses 4.584 por 2.504 (Quociente Eleitoral) que dá 1,83.

O QP (Quociente Partidário) do PCdoB foi 1,83.

E agora, o que faço com o 1,83?

O número absoluto que vier à esquerda da vírgula é o número certo de vagas que o partido e /ou coligação elegeu, ou seja, o PCdoB conseguiu eleger pelo menos 1 candidato em 2008, que no caso é o mais bem votado entre todos os candidtoss, o nome foi o de Genivan Varela. Mas todos nós sabemos que além de Genivan o vereador Chico de Marinete também foi eleito. Como?

Vejamos agora o número absoluto que veio à direita da vírgula, ou seja, o 83. Guardemos esse número.

Vamos agora mostrar o Quociente Partidário das demais coligações em 2008:

PHS/PT/PSB = 1,52
PP/PMDB/DEM/PRB/PPS = 3,03
PR/PTB/PV/PDT = 2,63

Ou seja:

O PHS/PT/PSB fizeram 1 vereador, guardemos então o 52.
O PP/PMDB/DEM/PRB/PPS fizeram 3 vereadores, guardemos então o 03.
O PR/PTB/PV/PDT fizeram 2 vereadores, guardemos então o 63.

Somando 1+1+3+2 dá igual a 7 vereadores, mas temos 9 vagas, sobraram 2 vagas.

É aqui que entra as sobras (83, 52, 03 e 63). Os partidos e/ou coligações que apresentam os maiores números absolutos ficaram com as duas vagas restantes. Com isso o 83 do PCdoB e o 63 do PR/PTB/PV/PDT ficaram com as vagas. E assim Chico de Marinete e Ângelo Suassuna foram eleitos, mesmo sabendo que Júnior Souza do PMDB tiveram uma votação superior a deles.

Ué, mas por que estamos falando disso agora? Voltando a falar de números das eleições passadas?

É porque temos que saber disso bem direitinho se quisermos eleger um deputado estadual. É preciso fazer as escolhas certas, montar as estratégias certas para alcançarmos o nosso objetivo. É por isso que Apodi tem chances reais nessa disputa, porque somos inteligentes e vamos usar a cebeça não apenas na hora de votar, mas ainda no planejamento.

O PCdoB agiu certo, assim como agiu certo o PR em 2008 nas eleições de Apodi. Foram os dois únicos partidos a conseguir eleger 2 vereadores cada.

E ainda dizem que o ApodiBaixo doPano não é inteligente!! Kkkkkkk...

6 Comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo esclarecimento. Realmente esse blog é inteligente!

James disse...

Só pra ajudar.

Na verdade para realizar a distribuição das sobras de lugares não preenchidos pelo quociente partidário é necessário dividir a votação de cada partido ou coligação pelo nº de lugares por ele obtidos + 1. Ao partido que alcançar a maior média, atribui-se a 1ª sobra. E assim por diante, não esquecendo de aumentar a vaga obtida na 1ª sobra quando for calcular a 2ª

Anônimo disse...

Pega Tiburcinho!!!
Pra vc se orientar seu maiado!!!

Anônimo disse...

VIU BICHINHO,COMO O APODIBAIXODOPANOTEM PESSOAS INTELIGENTES?APRENDA VC QUE É VELHO NA POLITICA A FAZER OS CALCULOS.OU QUER UM AULÃO? KKKKKK

Anônimo disse...

Eu num do nem o cabimento de dizer qualquer coisa a essa classe politica nojenta e sem vergonha.
SOU MAIS APODIBAIXODOPANO!

Anônimo disse...

-POR FALAR NISSO:"ADIVERSARIOS TREMÊIS POIS PINHEIRO VEM AÍ"
não vai dar tempo nem pra eles se acostumarem !!!
ps.peço publicar esse comentario pois tem muita gente querendo ouvir isso!!!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO