quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

[leia] Na primeira sessão ordinária, vereadores cobram explicações sobre atos do executivo

Com o auditório lotado, a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal foi realizada hoje pela manhã, com a presença de todos os vereadores que já começaram mostrando serviço e a cada requerimento apresentado, recebiam calorosos aplausos dos presentes, numa demonstração de confiança nessa nova legislatura.

Frustrados por não poderem presenciar a aprovação do plano de cargos e salários, que não foi enviado à Câmara pela prefeita, servidores da educação e da saúde lotaram o auditório e vibraram com as cobranças feitas pelos vereadores ao poder executivo, no sentido de justificar medidas adotadas às pressas, nos primeiros dias de administração.

Logo no início, o vereador Júnior Souza, em requerimento verbal feito à secretaria de educação, solicitou a viabilização, através de estudos e debates, de uma unidade educacional para os alunos que moram na região do Vale, mediante o fechamento de algumas escolas isoladas, que deixou muitos alunos em situação complicada. “A educação tem que ser prioridade”, cobrou o vereador.

O primeiro requerimento foi apresentado pelo vereador Chico de Marinete, do PC do B, solicitando que seja expedido ofício à prefeita Gorete Silveira, para que ela esclareça sobre denúncias publicadas no jornal Correio da Tarde, sobre aluguéis de veículos por valores muito superiores aos praticados no mercado. Ela deve responder sobre os critérios para locação, os motivos da urgência na contratação e quais as secretarias beneficiadas, além da relação de imóveis da prefeitura, com os endereços.

Em seguida, o vereador Ângelo Suassuna (PV), também requereu à prefeita, informações concretas sobre a dispensa do processo de licitação para a compra de derivados de petróleo. Ele destacou a falta de clareza nos atos do executivo, visto que as secretarias de Educação e de Saúde não estão funcionando adequadamente por falta de transporte. “Queremos saber qual a frota e o consumo de cada secretaria”, disse Ângelo.

Já o requerimento do vereador Júnior Carlos foi solicitando esclarecimentos sobre o processo seletivo realizado recentemente pela prefeitura. Citando a Constituição Federal, ele explicou que um concurso dessa natureza só é permitido mediante calamidade pública ou epidemia. “O que não é o caso do nosso município”, rebateu Junior, pedindo explicações sobre a não realização de um concurso público.

A criação de uma Guarda Municipal, dando amparo legal para a função dessa categoria, foi o pedido do vereador Hélio da Ambulância. “Queremos pessoas concursadas e qualificadas para oferecer serviços de qualidade à população, tendo em vista a falta de fiscalização e de segurança e o caos no trânsito”, justificou o vereador.

A indicação do vereador Paulo de Teleço (PPS) foi de realizar estudos que viabilizem a construção de um Centro de Convivência do Idoso na comunidade de Melancias, tomando por base os recursos existentes no orçamento municipal, mais precisamente na secretaria de saúde. “É uma antiga reivindicação dessa comunidade que se encontra carente de opções para pessoas da terceira idade”, disse.

Através de indicação, o Presidente da Câmara, João Evangelista, solicitou envio de projeto de Lei para a concessão de auxílio financeiro à maternidade Claudina Pinto, para evitar que a mesma seja fechada por falta de recursos. “Quero enfatizar a situação que se encontra a maternidade e lembrar que o fechamento desse órgão levará o município ao caos no setor da saúde, por ser o único especializado no atendimento às mulheres”, ressaltou.

Ao final da sessão, foi votada, em primeiro turno, emenda à Lei Orgânica do Município nº 001/09 que revoga o parágrafo 8º do artigo 91 e modifica a redação do artigo 25 e dos parágrafos 4º e 5º do artigo 23 da lei orgânica. A aprovação da emenda teve seis votos a favor e dois contra.

A sessão ordinária da próxima quinta-feira foi antecipada para amanhã, tendo em vista o período carnavalesco, o que poderia esvaziar a próxima sessão. Mais uma vez, os servidores municipais da saúde e da educação prometem lotar o auditório, na expectativa de que a prefeita envie o plano de cargos e salários para aprovação do legislativo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Apodi

Fonte: ApoDigital

11 Comentários:

Anônimo disse...

tem um tal de veriador ai que so sabe dizer que vai fiscalizar aprenda alguma coisa se não sabe dizer nada aprenda ok voce esta querendo que gorete lhe der dinheiro esqueça faça seu trabalho sem perseguir os outros

Anônimo disse...

Esses veriadores é o nosso futuro e confio neles essa idiota ai ta com raiva porque eles nao apoia a prefeita!!!acorde caia na real babona!!!a ditadura ja passou!!mas aqui em apodi ainda prevalesse.

Anônimo disse...

Esse vereador pode não saber fazer nada, dizer nada, mas se souber fiscalizar já é o suficiente. Tá com medo de quê? É pra fiscalizar mesmo, não só ele mas todos aqueles que foram eleitos para isso... Essa tb é uma função do legislativo.....

Anônimo disse...

nos elegemos esses veriadores foi pra mostrar apresentar projetos e trabalhar em benificio de todos e não fiscalizar gorete acorde rapaz

Anônimo disse...

Se vc elegeu um verIador e não um vereador, tudo bem... Natural mas a função de um vereador tb é fiscalizar.. E essa mulher precisa ser fiscalizada o tempo todo, pois tá metendo os pés pelas mõas o tempo todo. Todos os atos dela são duvidosos... Até o PCCS que estava acordado, a mulher e sua força alterou... Não venha com babaquices não.... É P A R A F I S C A L I Z A R M E S M O.... Por que quem não é de confiança é ´pra ser monitorad E todos os vereadores, eleitos pelo povo estão se prontificando a fazer isso, menos Nilson que é da cozinha dela e Júnior Souza que ganhou o cargo de herança. Os últimos citados devem mesmo é ficar bem caladinhos, pois têm o rabo preso.... Nós queremos o nosso plano na íntegra.... E VC DO COMENTÁRIO ACIMA TB VIVE NA COZINHA DA MULHER, É? POR QUE A BICHINHA NUM DEVE SER FISCALIZADA A COITADINHA CHORONA DA ÉPOCA DA ELEIÇÃO. DEPOIS QUE CONSEGUIU SENSIBILIZAR PESSDOAS CVOMO EU AGORA TÁ CHEIA DE MARRA.... Ah, voto perdido...

Anônimo disse...

Vereador é para fiscalizar , não esquecam de fiscalizar tambem o legislativo;

Anônimo disse...

inicialmente que dizer o meu arrependimento em não ter votado nos novos veriadores com toda a minha familia,fato que na proxima eleição realizaremos.a todos novos veriadores que parabenezar a forma de pensamento que estão seguindo,legislativo independente,responsavel e hiper fiscalizador dos recursos publicos,desde a liberação de recursos ate a qualidade das obras realizadas,AFINAL O POVO QUER VER O DIREITO DE TODOA DEFENDIDOS E NÂO OS DE POUCOS.a sociedade apodiense lhes darão o dobro de votos nas proximas eleições,e com certeza renovara e punira com o voto qualquer JUDAS que por ventura aparecer...

Anônimo disse...

quem deixa de ver o todo,é porque é beneficiario da PMA,pelos comentarios anonimos,dar para perceber,veriadores voces estão certissimos,fiscalizem responsavelmente,defendam a nossa cidade e votarei em um de voces na proxima,a prefeita que votei,estou decepcionado.

Anônimo disse...

cobra explicaçao nao vale nada queremos e açao, que nao fique so nasa palavras.

Anônimo disse...

só balela.

vereadores não são de nada.

nao vi fazerem nada ainda.

Anônimo disse...

ACORDE RAPAZ!!!!!

Vereador não é pr fiscalizar não, gora trocaram as funções, os vereadores planejam e executam, os prefeitos gastam e não fazem nada para o povo, como o dinheiro do povo, mas fiscaliza os vereadores.

Esse anônimo que escreveu nos votamos em vereador pra isso e aquilo, devia ter escrito "eu votei" por que eu acho que só ele é tão "as--" pra achar que vereador não é pra fiscalizar.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO