quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

[leia] Desabafo de um estudante

Há mais de 26 anos a prefeitura de Apodi disponibiliza de transporte gratuito para os estudantes universitários e do CEFET se deslocarem todos os dias para a cidade de Mossoró.

De 2007 á 2008 a quantidade de aluno aumentou tanto que os ônibus ficaram insuficientes, então os alunos foram forçados a pagar uma quantia e a prefeitura entrava com o combustível e um ônibus gratuito no caso o que Seu Zé dirigia.

Durante a campanha escutávamos da prefeita hoje eleita, que ela iria nos ajudar, pois era professora formada e não iria deixar os estudantes na mão. Hoje faz exatamente 21 dias que a prefeita assumiu seu cargo.

Ontem dia 20/01/2009 em uma reunião com a prefeita e alguns estudantes, ficou decidido pela mesma que não teremos mais o ônibus gratuito e que teremos que alugar outro ônibus que a prefeitura entrará somente com uma parte para ajudar no combustível. A prefeita alega que não tem obrigação de dar ônibus para o deslocamento dos estudantes até Mossoró, pois não há nenhuma lei que obrigue a prefeitura a arcar com essas despesas. OK, ela não tem obrigação. Então quem tem? O estado? O governo federal?

Seja lá de quem for à obrigação. Prefeita, a senhora já era vice antes de assumir integralmente a prefeitura, conhecia como poucos suas condições e nos faziam entender nos seus discursos políticos que Apodi podia sim cuidar bem de seus estudantes, pois possuía condições para isso. Agora que pode colocar as mãos na massa o que mudou? Como uma autoridade política é chegada a hora de nos ajudar, o Presidente do Senado Garibalde Alves, o Senador José Agripino, que nos visitaram durante sua campanha e prometeu apoio principalmente ao seu mandato. Essa é a hora de cobrar deles alguma ajuda, nossas aulas começaram. Vamos fazer o que? Lembro como se fosse hoje em um discurso seu em praça publica, ouvi da senhora : - É inadmissível que o filho de um pobre tenha que deixar a faculdade por não poder pagar transporte.

Prefeita não é justo que alguns jovens de Apodi tenham que desistir de seus sonhos por não ter 30 ou 60 reais por mês para pagar um ônibus, sei que para alguns esse dinheiro não é nada, mas para outros essa quantia por mês pode definir o seu futuro.

Vereadores é chagada à hora de mostrar serviço aos seus eleitores, buscando ajuda juntamente com o governo do estado, pois essa luta não é de cor de partido, não é só de estudantes e sim de toda a população de Apodi que sonha com uma educação de qualidade, que é direito nosso.

Obrigado pela atenção!

Fonte: Desabafo de um estudante universitário.

30 Comentários:

Anônimo disse...

É de Felipe Guerra? Mande pra Mossoró

Resposta que tem recebido o motorista da prefeitura de Felipe Guerra quando chega à Maternidade Claudina Pinto em Apodi. A ordem é do diretor da maternidade Dr. Canindé de Freitas e não foi só uma vez, a situação ficou assim depois das eleições de outubro.

Ontem, segundo o motorista "Formigão", uma senhora que estava nos momentos finais para dá a luz na maternidade, recebeu a ordem para levá-la para Mossoró a 80 km de Apodi. A senhora deu á luz no instante em que entrava no hospital em Mossoró. (Seria cômico, se não fosse trágico)

A "Ma­ter­ni­da­de Clau­di­na Pin­to" é ad­mi­nis­trada pela (APA­MI), As­so­cia­ção de Pro­te­ção e As­sis­tên­cia à Ma­ter­ni­da­de e à In­fân­cia do Apo­di, é uma en­ti­da­de "sem fins lu­cra­ti­vos", que mantém convênios com o governo federal, governo do estado e prefeituras.

Anônimo disse...

Apodi era para se orgulhar, pois é uma das cidades com o maior numero de universitários que se deslocam diariamente para a cidade mais próxima, para poder lutar por um sonho único, cursa uma universidade, independentemente dela ser pública federal ou até mesmo particular.
Se nos, estudantes, não tivermos ônibus para esse deslocamento, obrigado pela situação de desistimos do nosso sonho!
Talvez, quem esteja lendo este comentário ache banal uma taxa de 30 ou 40 reais, mais nem todo estudante tem condição possível arcar com tal preço.
Mais sem sombra de duvidas se tivéssemos universidades com diversos cursos aqui em nossa cidade a classe estudantil de APODI agradeceria muito!

Anônimo disse...

A situação dos universitários é mesmo complicada.

A prefeita chegou a dizer que pediria aos professores da UNP para virem ministrar aulas no nucleo daqui.

É pra rir.

Anônimo disse...

gostaria de lembrar que não foi só aos estudantes de mossoró que foi prometido o transporte de graça!os estudantes de caraúbas tambem foi prometido e a moral da historia todos nós já sabemos!mais gostaria de lembrar que os descurso feitos pela atual prefeita a dias atras em periodo eleitoral não esquecemos,e vamos continuar cobrando.seja via eternet,via radio,câmara de veriadores etc...nós não somos palhaços e vamos lutar por nossos direitos,já passou a época de brincar com a cara dos eleitores de Apodi.

Anônimo disse...

São dois onibus pela manha e três pela noite, A prefeita cedeu 15 mil reais por mês para esses 5onibus, Quem souber fazer o milagre da mutiplicação por favor nos comuniquem.... obg

Anônimo disse...

Decepção! Essa é a palavra que minha cara expressa hoje.
.... Votei em Gorete pois confiava na força da mulher, acreditava sim que ela faria diferença... Hoje no caminho de mossoro, deparei com a noticia que não temos mais onibus e o que ouvia dos meu colegas universitarios era: EU SABIA QUE IA SER ASSIM. Que pena que ñ posso fazer o tempo voltar, mas de uma coisa eu tenho certeza. Esse erro não voltarei a cometer jamais .

Anônimo disse...

Esclarecendo o comentário de FGNEWS...
...é preciso conhecer BEM pra poder comentar...
O diretor da Maternidade Claudina Pinto, não é Dr.Canindé de Freitas,ele é um médico da instituição,e está a serviço de todos,como a obrigação de qualquer médico...
E os pacientes de Felipe Guerra são quase sempre a maioria em relação as demais cidades da região,e se foi encaminhada para a cidade de Mossoró,foi por motivos maiores,assim como acontece com os demais pacientes que necessitam de cuidados a mais que a Maternidade não pode dispor !!

Anônimo disse...

parabéns pelo comentario vc melhor do que ninguem conseguiu esboçar a nossa indignaçao (estudantes)



Abre o olho prefeita!

Anônimo disse...

e onde estão os medicos do municipio de apodi?SESP,CAPS e medicos da familias.que deveria ter em numero de 12?PSF.não temos nada a ver se o prefeito de felipe querra deixa ou não de cumprir suas obrigações,porem queremos que o nosso cumpra,afinal é obrigação,e olhem que votei em gorete,porem nunca aghei que um erro possa esconder o outro,isso é atitude de pessas incensatas.procuremos crescer e amadurecer politicamente,votei em gorete porem a saude do municipio,ainda não disse aonde estar?,pois nossas cirurgias estão sendo realizadas em sev. melo,e os medicos lá são pagos pela prefeitura de lá.é brincadeira?

Anônimo disse...

façamos uma materia e peçamos ao blog giro pelo estado sobre a negativa de não cumprir promessa de gratuidade do onibus universitario,mesmo o orçamento de 2008 (30 milhões),ter pulado para 50 milhões em 2009.não vamos baixar a cabeça,direito sim ,politicagem é burrice.

Anônimo disse...

A prefeita Gorete foi enfática em dizer que só repassa os recursos da prefeitura para a maternidade se Pinheiro entregar a direção a alguém da confiança dela, ou seja para ela as questões pessoais estão acima de qualquer interesse coletivo. que povinho que pensa pequeno esse de Apodi.

Anônimo disse...

Não entendi o porque desse comentário nesse tópico, mas Felipe Guerra não tem maternidade?

Anônimo disse...

a força da muelher e o que o povo quer!!!

eu acho e graça!!!!!!

Anônimo disse...

olá,
eu sempre ecreditei no trabalho de Gorete, acho que ela não vai deixar isso desta maneira. Votei nela e creio que as coisas vão mudar.
se ela prometeu, ela vai cumprir, num é mesmo prefeita?

sou seu eleitor, viu? eu confio na força da mulher. Não sei se o povo é forte, mas a senhora deve ser, tem a prefeitura nas mãos! Vamos agir!!!

Anônimo disse...

bem feito ....por mim era pra ela manda nois ir de pe so pra gente aprender escolher as pessoas certas pra os cargos certo....ainda vamos sofre mais uma coisinha viu ta so com 21 dias sao 4 anos se liguem !!!!

Anônimo disse...

Eu quero é pêa! Mais quatro anos de Pêa!!!

Anônimo disse...

pelo angulo que eu vejo, esses quatro anos parecerão uma eternidade, mas se os estudantes pintaram a cara e destituirão um PRESIDENTE, sera que pintando a cara e pondo a força na RUA teremos força para derrubar uma opressãom igual a essa, vamos a luta galera, vamos a luta moçada, temos um exercito a nosso favor, nossos pais e amigos nos ajudarão nessa luta, procurem os movimentos juvenois organizados e juntos lutaremos para que venha a baixo a OPRESSÂO, ou sera que vamos CONTINUAR ASSIM?

A BAIXO O GOVERNO MENTIROSO!
A BAIXO A SACANAGEM!
A BAIXO A PREFEITURA!

A JUVENTUDE RURAL estará a disposição das lutas dos UNIVERSIÁRIOS...

TIRAR DO PODER é muito mais gostoso do que COLOCAR NO PODER...

Anônimo disse...

Minino, cade a ACENIS? Esta de braços cruzados? Cade Geraldo? Dierisson?

Rapaz se isso fosse com a caregoria a que faço parte, eu faria a PREFEITURA PEGAR FOGO!

Anônimo disse...

Tenham paciencia amigos, NO COMEÇO É ASSIM.... DEPOIS... PIORA!

Só foram 23 dias... restam: 1.437 dias e algumas horas... kkkk, é a força da MUIÉ!!!!

Bem que o povo dizia que Apodi iria pedir Pinheiro de volta...

Anônimo disse...

Minino, cade o CEADDE, ACENIS, GAI, GREMIOS...???? Esse povo estão onde? e as lutas? e os Direitos? e o MOVIMENTO?

EHHHHHHHHHH.....

Anônimo disse...

estou doido pra minhas aulas começarem pra ver a cara dos universitários que votaram gorete...

kkkkkkkkkk

tiraram muita onda, colocaram lambada no ônibus e agora... CHUUUUUUUPA! tomem ramédio! kkkkkkkkkkk eu acho é pouco.

pena que como universitário vou perder também, mas nada como a sensação de estar correto desde o início: "que nada ia mudar com gorete, só se fosse pra pior!"

Anônimo disse...

Eu acho que quando falam Universitarios, se referem q todos tem a mesma opinião, o q não he verdade! Acho q ainda tem muita agua pra rola, Gorete acabou de assumir, pelo amor de deus, ela ainda naum faz milagres, ela esta tentando resolver o problema do onibus, continuaremos com 3 onibus, e ela vai pagar todo o combustivel, pagarems o aluguel, por dia, vai sair mais ou menos
R$ 1.30 por dia, he bem melhor q pagar R$ 26.00 de taxi todos os dias. Acho q vcs deveriam ter fé nela, principalmente quem votou nela. A UERN em apodi esta com nova admistração, e tenho certeza q a de melhorar, há de vim mais cursos para cá, e facilitarar para os estudantes.

Anônimo disse...

nos universitarios que passamos a sociedade APODIENSE a ideia de sermos instruidos em alto nivel,envergonhamos a mesma,pois,eu vejo agricultores dos sem terra conquistarem e conquistarem,deixam a politicagem de cor e vão a luta,porque nos não deixemos de irmos as aulas e vamos as ruas?em busca da gratuidade prometida?vamos elevar essa categoria ao nivel realmente superior ou vamos com todo respeito ficar a baixo do poder de esclarecimentos dos politizados sem TERRA.é uma vergonha?e olhe hoje sou mais um decepcionado e vou assumir isso a onde estiver.

Anônimo disse...

POIS É ACHO ACHO QUE TRAZER OS PROFESSORES DA UNP PARA APODI É MUITO + CARO QUE LEVAR OS ESTUDANTE ATE LA.... E OUTRA COISA ISSO SO RESOLVE O PROBLEMA DA PARTICULAR, OU SEJA DE QUEM TEM PROUNI OU DE QUEM PODE PAGAR PELO ESTUDO... + E OS ESTUDANTES QUE RALARAM PARA PASSAR EM UM VESTIBULAR ONDE FICAM ?????

Anônimo disse...

estamos cansados de tanta promessa!!!!!!! não e justo para um aluno universitario se deslocar para caraúbas ou para mossoró ser nescessario pagar transpote. fica muito dificiu pois a maioria dos estudantes não tem emprego fixo grande parte depende da agricultura. como fazer para conseguir esse deslocamento se uma prefeitura ou estado não tem condições quem tem????? serão os pais e alunos agricultores????????????????????????????????????????

Anônimo disse...

Como é? Trazer os professores da UNP pra vir ministrarem aulas aqui?

É muito sem cabimento mesmo. Esse pessoal de Apodi acha que é só ter o "poder" nas mãos e que todas as portas lá de fora vão se abrir simplesmente pq um administrador quer.

Qualquer instituição que se preze segue normas, tem regras...Seria um investimento muito alto trazer estes professores para cá. Além do que...são muitos estudantes de muitos cursos de muitos períodos. Tenho plena certeza que suas salas não são formadas integralmente por alunos de Apodi. Some-se a isso, que o Núcleo da nossa cidade não dsipõe de infra-estrutura suficiente para atender uma nova demanda. Deve ter sido por isso que suspenderam os vestibulares pra cá (exceção de uma turma de Esapanhol por ano).

Que bom que a direção do Núcleo foi mudada. Esperamos mesmo muita MUDANÇA daqui pra frente. Esperamos ainda que busquem trazer novos cursos. Ou que ao menos, tentem.

Anônimo disse...

HHAHAHAAHAHAHHAHAA...VC VAI ME MATAR DE RIR, FAZENDO COCEGAS.

UMA MENTE BRILHANTE.

Anônimo disse...

VAMOS TODO MUNDO VOTAR EM GORETE!!!!!!!!!! AH AH AH AH

Anônimo disse...

Boa noite a todos!
Sou de Apodi, mas fazem mais de 10 anos que sai da cidade;
Não entendo o por que dessa intriga: "A prefeita tem que oferecer ônibus gratuito". Tudo bem que se ela prometeu em palanque tem mais é que cumprir mesmo, pois só devemos PROMETER o que podemos CUMPRIR! Mas, realmente ela e nenhum prefeito tem a obrigação de ceder ônibus de graça pra estudantes que fazem faculdades particulares, ora se tem condições de pagar suas mensalidades por que não tem condições de contribuir com o transporte? muitos infelizmente não cuidam da maneira adequado do transporte, muitos realmente não tem condições de contribuir, mas outros tem! se for pra beber, pra festa de uma maneira ou de outra CONSEGUEM o dinheiro, aí pra ajudar no transporte que inclusive é o futuro de todos ficam nesse BLA BLA, parecendo mais uma intriga de política.
Gentem ta na hora dos Apodienses deixarem essa coisa de partido "A ou B". O que me admira é pessoas formadas, algumas fazendo até faculdades agindo de uma maneira tão baixa com respeito a política.
Se é pela conquista do transporte vão em frente, mas não façam dessa OPORTUNIDADE uma maneira de "detonar" a atual prefeita.

Anônimo disse...

senhora prefeita tem filhos colocar teus filho pra mossoro de 2 05hra s da manhao dentro de um onibus em pé.
ja poespu se a senhora prefeita tivesse q trabalhar e ganhar menos de um salario minimo tbm pra manter seu filho na faculdade
tenha mais respeito pelos os estudates como vcdisse em palanque ja foi uma. ou a senhora naum ta assumindo seu cargo na prefeitura sera q ta sendo pau mandado

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO