domingo, 14 de dezembro de 2008

[leia] Plenário do Senado deve votar PEC dos vereadores na próxima semana

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que recria 7.343 cargos de vereadores deve ser votada na próxima semana pelo plenário do Senado Federal.

O relator da matéria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador César Borges (PR-BA), adiantou que já houve acordo dos líderes para que a matéria seja votada em dois turnos, com a primeira ocorrendo na terça-feira (16).

Borges disse que, caso a PEC seja aprovada neste ano, ficará a cargo da Justiça Eleitoral decidir como a proposta será aplicada.

"O texto fixa o número exato de vereadores e diz que a modificação vale para 2008. Se for aprovada em dois turnos no Senado na próxima semana, existe a possibilidade de aplicação imediata da lei. Mas quem a aplica, nesse caso, é a Justiça Eleitoral. Já cumprimos nosso papel constitucional", disse.

No total, haverá um aumento de 14,1% no número de vereadores, que passarão dos atuais 51.924 para 59.267.

Na CCJ a proposta foi aprovada nesta quarta-feira. Os senadores, no entanto, retiraram do texto o artigo que reduzia os percentuais de repasse das receitas dos municípios para as Câmaras.

Com a mudança, as Câmaras de Vereadores vão continuar a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem redução nos gastos. Borges havia sugerido a redução dos repasses uma vez que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reduziu em 2004 o número dos vereadores no país, mas manteve o mesmo percentual de repasses.

De 2004 para cá, as Câmaras tiveram os números de vereadores reduzidos, mas mantiveram a mesma arrecadação. "Os repasses continuaram os mesmos. Reduziu-se a representação, mas não os recursos para o erário. Por isso hoje temos Câmaras com uma verdadeira galinha gorda de arrecadação", disse o relator.

Fonte: Folha Online

1 Comentário:

Anônimo disse...

Acho isso uma verdadeira palhaçada, pq existe coisas mais importantes pra olhar e votar.Acho injusto por causa dos que perderam nesssas eleições q passou.Agora se fosse antes das eleiçoes eu concordaria 100%,mas agora acho que não tem nada haver.Pelo amor de Deus! tanta coisas p resolver na nossa politica.Exemplos:candidatos q ganham comprando votos e outras coisas que são horriveis na nossa politica tanto municipio, estado e Brasil.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO