quinta-feira, 25 de setembro de 2008

[leia] O pior não é não saber o que diz, e sim, não dizer o que sabe

Anônimo Anônimo pergunta...

Que pesquisa sem cabimento essa?!

Como é que Ângelo de Dagmar aparece com 1,88% e logo abaixo o Anjo aparece com 0,21%? Ambos são a mesma pessoa.

Matéia aparece com 3,55%
e logo abaixo, M. Soledade com 0,21% se também são a mesma pessoa?



Pesquisa de vereador é a mais incerta que existe.

Setembro 25, 2008 3:56 AM

Anônimo ApodiBaixo doPano responde...

A pesquisa para vereador é realmente a mais difícil de se fazer uma leitura, já que quase sempre os vereadores tem seus 'currais eleitorais' e uma pesquisa ampla não poderá captar esses votos.

No entanto, ela serve para dar base aos vereadores de como anda o seu nome nas várias regiões, ou mesmo como está a sua aceitação na cidade como um todo.

Já na questão prática de que a pesquisa mostra Angêlo de Dagmar e Anjo como pessoas diferentes é bem simples. A pesquisa de vereador é espontânea, ou seja, não são oferecidos os nomes dos candidatos aos entrevistados, cabendo a cada um deles dizer qual o seu candidato. O que implica dizer que vários nomes poderão aparecer, variações nominais são comuns em pesquisas de opinião, especialmente quando os candidatos são novatos na política, como é o caso de Matéia e Ângelo de Dagmar, conforme citado pelo anônimo.

Por exemplo, se o entrevistador perguntar: Quem o senhor vota pra vereador? E alguém responder: Anjinho, Ângelo, Ângelo de Dagmar, o filho de Dagmar e por ai vai, esses nomes serão mantidos na pesquisa como pessoas diferentes, cabe a quem fizer a leitura dos dados saber que todos se tratam da mesma pessoa.

Um exemplo ainda melhor vai para o caso do candidato JÚNIOR, notem que ele tirou 0,21% da intenção dos votos, e agora? Quem é esse JÚNIOR?

Poderia ser Júnior Souza, Pedro Júnior, Júnior Carlos, Júnior Costa. Quem é Júnior? Os pesquisadores não tem a obrigação de saber, cabe a quem tiver posse da pesquisa que faça a melhor leitura dos dados.

Mais um caso notável nessa pesquisa: O candidato Chico da Saúde. Acredita-se que seja Chico de Marinete, mas a pessoa que faz a entrevista talvez não tenha a menor idéia de Chico da Saúde e Chico de Marinete sejam a mesma pessoa. Se é que são!

Setembro 25, 2008 11:10 AM

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO