segunda-feira, 28 de julho de 2008

[leia] Unidade de Mossoró terá centro móvel de treinamento

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN) e a Petrobras assinaram, na última quinta-feira, 24, um convênio que possibilitará a melhoria na qualificação de jovens e adultos para o setor de petróleo no estado. Como parte desta parceria, a Petrobrás doou à unidade do Cefet em Mossoró, um centro móvel de treinamento, que será utilizado em aulas práticas.

O convênio firmado entre as instituições tem como objetivo complementar a qualificação teórica dos cursos de plataformista de sonda, ministrados na escola de Mossoró, por meio de atividades práticas, utilizando o centro móvel, também chamado de minissonda de perfuração, doado pela Petrobrás.

Para o gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, Fernando de Oliveira Lima, tem crescido cada vez mais a necessidade de se formar pessoal qualificado para a área de sondagem e perfuração. “A doação desse equipamento para o Cefet é uma garantia de que esses profissionais serão capacitados da melhor forma possível”, garante Fernando.

O Cefet-RN é a primeira instituição de ensino profissional e tecnológico do país a receber uma minissonda de perfuração. “Há muito tempo o Cefet esperava por esse equipamento e agora nosso desejo está concretizado”, afirmou o diretor-geral do centro, Belchior de Oliveira.

O diretor da unidade de Mossoró, Clóvis Costa, ressaltou a importância do convênio com a Petrobrás para a aquisição do centro móvel: “Estamos dando mais um grande passo no sentido de melhorar a qualidade das ações de ensino na unidade. A chegada da minissonda representa um aumento no nível de qualificação que oferecemos aos nossos alunos”, completou Clóvis.

Capacitação — A escola de Mossoró oferece, desde 2000, cursos de capacitação profissional para o setor petrolífero, promovidos em convênio com a Petrobrás. No entanto, a unidade não realizava o treinamento prático por não dispor de equipamentos adequados.

Com a minissonda, a instituição atenderá à crescente demanda de mão-de-obra para o setor de petróleo no município de Mossoró e cidades vizinhas, onde a Petrobrás atua, aproveitando o potencial das pessoas dessas localidades e promovendo o desenvolvimento da região.

A unidade de Mossoró já formou turmas em dez diferentes cursos para atender às demandas das áreas de petróleo e gás natural. Segundo informações do Cefet-RN, os números de inserção no mercado de trabalho são da ordem de 85%. Até o final deste ano, 400 alunos serão capacitados e a intenção é que, com novas parcerias públicas e privadas, a oferta de cursos e o número de vagas aumentem, expandindo essa oferta não só para cursos de qualificação como também para os cursos regulares da instituição.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cefet-RN

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO