domingo, 27 de julho de 2008

[leia] Apodi: meta é produzir 150 toneladas de mel

(Foto)
Mini fábrica de castanha de caju na comunidade Córrego – Apodi/RN

A união de pequenos trabalhadores em torno de uma associação que está dando certo vem do município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI) reúnem atualmente 170 famílias que são ligadas a 22 associações comunitárias. A meta de produção é 150 toneladas de mel em 2008, superando em 30 toneladas a produção do ano passado.

“A Coopapi iniciou as atividades no ano de 1995, começou a ser difundida, pois, antes, o que existia eram pequenas criações rústicas, de alguns apicultores que não tinham noção das técnicas de melhoramento de produção”, informa a presidente da entidade Fátima Torres.

A entidade nasceu através dos pequenos produtores de mel, que perceberam a necessidade de buscar novos conhecimentos para difundir a atividade e se organizaram. Fundaram a primeira Associação Apodiense de Apicultura (ASAAP), se tornaria o que é hoje uma das 22 ligadas a Coopapi. “A Assap surgiu com o objetivo de aglutinar esses apicultores, no sentido de buscar melhorias e novos conhecimentos para a área”, explica Fátima Torres.

Dentro desse processo, a ajuda do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR) foi de fundamental importância, pois, através das iniciativas desse programa, a associação foi estruturada com Casa de Mel e demais equipamentos, o que facilitou o processo de desenvolvimento da cadeia da apicultura. Os produtores foram capacitados.

A partir dessa organização, em forma de associação, o grupo obteve um aumento significativo na produção, passando a ter um novo desafio pela frente: fundar uma cooperativa para trabalhar a comercialização do mel produzido. Foi dentro desse contexto, que no dia 3 de abril de 1995 nasceu a Coopapi, composta, inicialmente, por 22 cooperados.

O objetivo da Coopapi era comercializar mel, derivados apícolas e produtos da agricultura familiar, como também incentivar na capacitação tecnológica dos cooperados, visando uma melhoria no manejo e uma agregação de valor aos produtos apícolas da região, basicamente o mesmo objetivo da Coopercaju junto aos pequenos produtores na Serra do Mel.

De acordo com o presidente da Associação Apodiense, Antônio Urbano, “O PCPR oportunizou a cidadania através das decisões participativas no desenvolvimento rural, contribuindo para que as pessoas pudessem continuar fixadas no campo e vivendo com dignidade”.

Fátima Torres acrescenta que “a Coopapi, na gestão de 2007/2010, firmou parceria com o PCPR para padronizar as casas de mel e estruturar um entreposto de mel de abelha com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), de acordo com as exigências das novas legislações em vigor pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAPA), com o intuito de apoiar os agricultores familiares do Estado do Rio Grande do Norte”.

Hoje, a cooperativa vem desenvolvendo um trabalho que tem o objetivo de fortalecer ainda mais o cooperativismo. A idéia é apoiar a comercialização de outros produtos dos cooperados como a castanha, leite, grãos (arroz e feijão), artesanato, além da produção de mel, que este ano enfrenta dificuldades para ser exportado devido a medidas do Governo Federal exigindo o rastreamento da produção como regra para embarque para outros países.

O destaque no processo de produção e comercialização, segundo Fátima Torres, é o mel de abelha negociado com a Companhia Nacional de Abastecimento para as escolas do município. Somente em 2007 foram comercializados mel para 55.308 crianças de escolas públicas e instituições filantrópicas do Rio Grande do Norte. Matéria veiculada no jornal DeFato.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO