quinta-feira, 27 de março de 2008

[leia] CEFETs podem substituir Campus da UFERSA no oeste

Uma revelação feita pelo prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), atiça ainda mais a polêmica sobre a construção do Campus Avançado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFERSA) na região Oeste. A notícia de que Angicos terá o primeiro Campus já rendeu muita discussão em Apodi e Pau dos Ferros.

Segundo o prefeito, na última reunião com o ministro da Educação Fernando Haddad, em Brasília, ele cogitou a possibilidade de funcionar os cursos da referida universidade nos núcleos do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), que já estão sendo construídos em Pau dos Ferros e Apodi.

“Quando o ministro estava saindo da sala, ele teve a curiosidade de ver um mapa que estava na parede e pode constatar que Pau dos Ferros e Apodi estão sendo contemplados com um núcleo do Cefet, então, ele cogitou a possibilidade de funcionar os cursos da Ufersa no Centro Federal”, disse Leonardo Rego.

O prefeito deixou claro que tudo isso foi apenas uma sugestão do ministro, o que não impede que continue o trabalho de discussão e construção dos Campus nos municípios, principalmente porque já existe R$ 20 milhões alocados.

A notícia de que o município de Angicos foi escolhido para sediar o primeiro Campus da UFERSA, dos três que serão construídos no Estado, deixou revoltada a coordenação do Fórum de Entidades. O movimento exige maiores explicações, tendo em vista que todo o barulho realizado por eles ajudou até o reitor a movimentar a discussão em torno da expansão da Universidade no Estado. “Não entendemos essa decisão e vamos brigar para que Apodi seja agraciado também”, disse o presidente do Fórum, Flaviano Monteiro. Segundo ele, o senador Garibaldi Filho pode ter uma influência nisso, já que Angicos é sua região e por isso conseguiu viabilizar o projeto. O professor disse ainda que nesses dias irá reunir alunos e professores e pedir a presença do reitor, Josivan Barbosa, para que ele esclareça a situação. Desde que soube do projeto de Expansão, o Fórum de Entidades realizou várias movimentações em nível de Estado para garantir que Apodi fosse contemplado com um campus. O deputado Betinho Rosado (DEM) chegou a dizer que se não fosse o movimento, Apodi mais uma vez teria ficado de fora.

Leonardo Rego, descartou qualquer participação do senador Garibaldi Filho na decisão de construir o primeiro Campus no município de Angicos. “O senador Garibaldi não teve nenhuma influência nessa questão. A decisão foi direcionada do Ministério”, disse. Para o prefeito, o fato de Apodi e Pau dos Ferros estarem sendo contemplados com um núcleo do Cefet, cada um, foi que fez com que o ministro tomasse a decisão de iniciar as obras por Angicos que está fora do projeto das escolas técnicas federais.“Não acredito que houve um critério específico, mas quando ele observou no mapa a construção dos Cefets ele deduziu de pronto que Angicos deveria ser priorizada”, observou Leonardo. O prefeito disse ainda que o projeto de construção do Campus no Oeste está consolidado e, portanto, não é necessário haver nenhuma ação que de início possa ser entendida como precipitada.

Editado do Jornal DeFato.com

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO