terça-feira, 29 de janeiro de 2008

[leia] Protesto reuniu lideranças de municípios

Centenas de pessoas de toda a região lotaram, no último domingo, 27, o balneário da barragem Santa Cruz do Apodi para acompanhar o movimento de desagravo ao Governo do Estado pela não realização das obras de aproveitamento das águas do manancial. O ponto baixo do evento foi a ausência do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) que não apareceu, mesmo depois de ter confirmado participação.

Entre as autoridades presentes estava o senador José Agripino Maia (DEM), deputado federal Felipe Maia (DEM), deputados estaduais Getúlio Rego (DEM), Gilson Moura (PV), prefeitos de Apodi, José Pinheiro (PR) e de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (DEM), vereador de Caraúbas Edson Morais (Pelé), vereadores e secretários do município, além de representantes das associações proponentes do encontro.

O Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Apodiense (FERSA), coordenador do ato, reclamou a ausência de representantes do governo Wilma de Faria, em nível de Estado, que não compareceu para ouvir a reivindicação popular. O prefeito José Pinheiro Bezerra também foi alvo de críticas por parte dos membros das associações, que o acusaram de fazer pouco caso do descaso em que se encontra a barragem.

O presidente da Associação dos Barraqueiros da Barragem Santa Cruz (ABBSC), Erivaldo Nobre, aproveitou a presença dos secretários de obras, Célio Martins, e Urbanismo, Dagmar Suassuna, que acompanhavam o prefeito Pinheiro para reclamar ausência de assistência durante o ano, tanto na conservação das estradas, quanto na limpeza da área da tomada d'água que recebe todos os finais de semanas quase três mil pessoas.

"Passamos o ano inteiro pedindo que cuidassem das estradas, mas só agora porque viram que viriam as autoridades foi que mandaram passar a máquina. O que queremos é que os governantes tenham mais respeito por essas pessoas que estão aqui todos os dias e aqueles que deixam suas casas aos sábados e domingos para vir com a família visitar a barragem", reclamou Erivaldo.

O presidente do Fórum, professor Flaviano Monteiro, aproveitou a presença do senador José Agripino e dos demais deputados para fazer um apelo. Ele lembrou das promessas não cumpridas pelo governo e dos projetos existente na região para utilização das águas da barragem, com a construção de adutoras para Mossoró e Alto Oeste.

"Não temos nada contra essas outras regiões, mas não podemos aceitar que se faça qualquer projeto sem que antes atenda as necessidades de nossa gente", alertou Flaviano, dizendo estar preparando outro manifesto pacífico, para invadir Natal atrás da governadora e da Assembléia Legislativa.

Senador garantiu brigar por verba

O senador José Agripino lembrou, durante seu discurso no movimento da barragem do último domingo, de uma emenda coletiva da bancada federal do Estado, no valor de R$ 20 milhões para o aproveitamento das águas da barragem Santa Cruz a partir dos projetos já existentes.
Segundo ele, não irá descansar até que se consiga tirar esse dinheiro do OGU e investir cada centavo no manancial. Ele parabenizou a sociedade apodiense pelo ato e garantiu ao professor Flaviano Monteiro estar disposto a continuar colaborando com o pleito, independente de posição política.

Agripino não perdeu a oportunidade de fazer suas críticas ao governo Wilma de Faria por não ter tido nenhuma iniciativa desde 2002 quando a barragem Santa Cruz sangrou. "Isso é inadmissível para um governo e precisamos cobrar ações rápidas que beneficiem o povo", acrescentou.

Felipe Maia também fez suas garantias com relação a emenda de R$ 20 milhões. Segundo ele, irá cobrar energicamente dos governos agilidade, tendo em vista a urgência da coisa. "Vou cobrar muito, inclusive da prefeitura que faça sua parte para garantir que os recursos cheguem", disse o deputado.

fonte: www.defato.com

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO