sábado, 26 de janeiro de 2008

[leia] Jotta Paiva comenta...

Coluna do Jotta Paiva

Políticos de fachada. Lideranças de mentirinha.

Quem é a maior liderança do município? Não. Não é ninguém da situação, tampouco alguém da oposição. A maior liderança do município é o professor Flaviano Monteiro. O único nome da cidade que tem condições de reunir vários políticos, de facções diferentes durante a realização dos movimentos do Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Apodiense (Fersa). E como se achasse pouco, Flaviano ainda consegue ter no mesmo ato, nomes distintos da política apodiense. Coloquemos nossas cabeças para pensar: quem foi que nos últimos cinco anos conseguiu mobilizar a sociedade e ao mesmo tempo conquistar o maior número de pleitos para a cidade? Essa não é uma pergunta difícil, difícil é achar quem responda qual foi o político tradicional que puxou, nos últimos 5 anos, uma discussão tão grande quanto às do Fórum de Entidades. Mossoró está vivendo um dos melhores momentos de sua história, o desenvolvimento chegou com força total a ponto de colocar a cidade como um dos melhores lugares para se investir no nordeste. A prova disso é a quantidade de empresas que lá se instalam constantemente, um número bem acima de nossa mera capacidade de raciocinar. Enquanto isso, nosso politiqueiros tradicionais continuam gastando combustível até Natal para pleitear, junto à governadora, o dinheiro dos órgãos e serviços que ela deveria cumprir mensalmente. O prefeito, que nunca mostrou interesse pelo crescimento da cidade, continua usando, e usando mal, as emendas antigas deixadas até por ex-membros da bancada federal, alguns já falecidos, de corpo e de política, e ainda assim tentando enganar o povo usando os recursos federais para tentar, inutilmente, acrescer como vantagem de sua administração pífia. Pensar grande, esse é o conceito do pensador contemporâneo. Olhar para frente vislumbrando o que hoje parece impossível. De pensamento em pensamento impossível é que existem hoje coisas magníficas como o Eurotúnel, Dubai e até o saneamento básico de Apodi, que mesmo não estando pronto, foi iniciado de acordo com o trabalho social e será concluído da mesma forma, na provocação e nos movimentos, já que nenhuma liderança local faz nada por isso. Por fim e por mim essa é a reprodução bíblica segundo os versículos de Apodi, o pequeno professor Flaviano, com uma única sonda na mão, derruba, moralmente, vários Golias da política local e quando no futuro Apodi se transformar numa cidade promissora, graças a esses projetos, será o nome deque que estará sendo sempre lembrado, independente de ser político ou não. Salve Flaviano Monteiro, o professor cabeção!

Solange reaparece

A médica Solange Noronha reaparece no cenário político da cidade e começa a mudar a história da campanha da situação. Com o anuncio de João Maia e José Agripino que disseram preferir o seu nome, ela ganha novo fôlego e parte para a briga, acirrando os ânimos dentro do PR e deixando claro que não é apenas Célio Martins o concorrente. Pelo visto será uma briga de gigantes.

Se não fosse Pinheiro

Se a médica se distanciasse um pouquinho de Pinheiro poderia sair com maior vantagem. Com a credibilidade detonada, o prefeito é hoje visto como uma péssima influencia para os futuros pré-candidatos. Isso é reflexo do trabalho contínuo de conscientização política realizada pelos movimentos sociais e imprensa local. Já foi o tempo em que o médico era espelho de seriedade e compromisso. 

A força das bases

Continua o movimento interno, dentro do PR e da ala situacionista para definir o nome da médica Solange como o melhor para o grupo. Isso claro, em desagravo ao nome do empresário Célio que vem crescendo assustadoramente, coisa que muitos desses citados não conseguiram fazer em 20 anos de política. Dentre eles existem vereadores, secretários e aliados de Pinheiro que querem dar a volta por cima e descontar as traições dos longos tempos.

Gorete mais forte

A vice-prefeita Gorete Pinto está cada vez mais forte, principalmente agora com o interesse do senador José Agripino, de visitar os municípios interioranos, coisa que ele nunca fazia. Com três senadores e um quase ministro (Henrique Alves) prontos para ingressar numa campanha municipal, o nome da peemedebista sobe vários degraus. A articulação interna também vem fortalecendo o grupo.

José Agripino: o filho pródigo

Depois dos vários anúncios na imprensa nacional sobre a provável manobra do PMDB e PSB de estar juntos, José Agripino desceu um pouco do patamar de rei e parece querer reaver suas bases. A verdade é que ele não anda muito em alta na região que só tem como referencia os prefeitos de Pau dos Ferros, Rodolfo Fernandes e Itaú. Em Apodi os Democratas também provaram serem fiéis. Chico Paulo nunca deixou de acompanhar o líder.

Wilma e Garibaldi juntos

Também é tema de notícia nacional. A estratégia seria colocar a senadora Rosalba Ciarline (DEM) com candidata ao governo, com apoio dos dois líderes, e ambos partirem numa dobradinha rumo ao senado. Sobraria Agripino, o aperreado da vez. No Estado muita gente duvida disso, já que Wilma e Gari não precisam um do outro para disputar o pleito, mas ambos precisam de Rosalba para vencer em Mossoró.

Robinson e Canindé de França

Essas são as lideranças que garantem estar juntas do PC do B na campanha desse ano. Um presidente da Câmara dos Deputados, outro secretário de Estado. Isso prova que o projeto comunista em Apodi não é tão ambicioso quanto os seus pensadores, responsáveis pela maioria das lutas sociais da cidade. Interessante também é que ninguém vem por imposição, tudo natural. Mas o melhor ainda está por vir, será a adesão de lideranças municipais e a chegada de outros nomes do cenário estadual. Aguardem.

Gilberto Doido

Esse sumiu de vez. Ninguém encontra o sindicalista (sem sindicato) em lugar nenhum. Ele também não consegue nenhum tipo de projeção, já que as rádios locais não têm muito interesse em conversar as mesmas coisas de sempre e redundantes do líder estudantil (sem estudante). O fato é que dono do diretório municipal do PHS poderá ser candidato, mas porque não tem quem o impeça, o problema é que nas urnas, o número de votos deve cair ainda mais.

Felipe Guerra crítica

É crítica a situação daquele município. Tão rico, mas que não consegue reduzir as suas mazelas. Um município que recebe proporcionalmente mais Royalties do que o maior não deveria ter um índice tão grande de casas de taipas ou tamanha ausência de meios para geração de emprego e renda, já que possui grandes riquezas naturais. O povo é muito pobre e os governistas muito ricos, uma desigualdade de países da África. Uma vergonha.

Felipe Guerra na contramão

Com os últimos indícios apresentados pela oposição, a corrupção anda solta pela terra das abelhas. Claro que nada foi comprovado. Se bem que como todo mundo é corrupto nesse país, só quem vai pra cadeia é ladrão de galinha, ou como diz o vereador Otoniel Maia: só fica no xadrez, preto, prostituta e pobre. Eita exemplo de democracia!

[as informações contidas nessa postagem são de inteira responsabilidade do seu autor: Jotta Paiva]

Jotta Paiva (Assessoria e Mídia)
Jottapaiva@gmail.com
(84)9991-8482
DRT/RN 1222

1 Comentário:

Anônimo disse...

Vamos ter coerência e falar o que está acontecendo. Sei que muitas vezes o bolso fala mais alto, mas é bom refletir, pois em nossa sociedade temos pessoas que falam, falam, mas ninguém acredita mais, por quê? porque todas as vezes que puderam mudar a história não o fizeram, preferiram se misturar feito ratos de esgoto.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO