quarta-feira, 18 de abril de 2007

[leia] Saiba como corrigir os erros da declaração do IR

Quem fez a declaração do Imposto de Renda Pessoa-Física 2007 (ano-base 2006) e encontrou erros no processo pode fazer a declaração de retificação para fugir da malha fina, que, no ano passado, barrou cerca de 900 mil contribuintes.

O contribuinte que constatar erros ou que deixou campos sem preencher deve fazer a declaração retificadora até o dia 30 de abril, data limite para o envio do formulário, se quiser escolher entre o modelo simples ou o completo. Após esse prazo, o contribuinte só pode fazer a retificação no mesmo modelo da original.

A retificadora é uma nova declaração preenchida pelo contribuinte, que deve, no entanto, informar em um campo específico que trata-se de uma declaração de retificação. Além disso, deve-se informar o número do comprovante da primeira declaração enviada.

Também é possível fazer retificação da declaração em um prazo de até cinco anos. Não há custos para fazer a nova declaração.

Com a retificação, entretanto, o contribuinte pode demorar um pouco mais para receber a restituição, uma vez que o processo passa a ser considerado como uma nova declaração e volta para o "final da fila" das restituições.

Segundo a Receita Federal, grande parte dos problemas que levam os contribuintes à malha fina tem relação com a fonte pagadora - não é culpa de quem declara. Entretanto, um dos motivos que também pesam na avaliação da Receita são variações muito abruptas de renda com relação a declaração de anos anteriores.
FONTE: Redação Terra

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO