terça-feira, 24 de abril de 2007

[leia] Educação no Trânsito em Apodi

  • “A educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito”.

    Já há quase um mês a Polícia Militar de nossa cidade vem desenvolvendo um trabalho ostensivo que é a moralização do trânsito em Apodi. É notório que a população ainda está se adaptando as novas leis do trânsito imposta pela Promotoria Municipal.

    Os motoqueiros já aderiram e estão usando o seu capacete, exceto aos domingos que às vezes notamos alguns não usando. Em relação aos motoristas ainda não estão fazendo sua parte que é usar o cinto de segurança, acredito que os condutores de veículos devem usar o mesmo já que a educação no trânsito da cidade é pra evitar os acidentes que vinham acontecendo com freqüência, também notamos vários condutores trafegando pela contramão, às vezes por falta de sinalização. Pra uma possível melhora seria necessário a aquisição de mais semáforos, placas de sinalização como também sempre está pintando as faixas de pedestres das principais ruas e avenidas.

    Também gostaria de registrar a diminuição de vários condutores de menores de 'dezoito anos' nas ruas que antes era freqüente.

    Seria de fundamental importância que os próprios policiais dessem exemplo, usando o cinto de segurança e o capacete respectivamente. Assim como também as sandálias de rabicho, ou seja, sandálias fechadas para que a população possa se conscientizar e passarem a aderir o uso dos equipamentos corretamente.

    Principais Causas de Acidentes:

    Ø Dirigir sob efeito de álcool e substâncias entorpecentes;
    Ø Trafegar em velocidade inadequada;
    Ø Inexperiência e falta de conhecimento;
    Ø Falta de atenção e falha de observação.

    Não Dirija Se...

    Não estiver em boas condições físicas e psicológicas, sofrendo de fadiga, sonolência ou após ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes. Metade das mortes no trânsito envolvem motoristas embriagados. Mesmo em pequenas doses, o álcool prejudica a percepção de velocidade e distância, pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação. As pessoas alcoolizada tende também a fixas os olhos em movimento e não consegue observar tudo o que acontece no trânsito. Algumas drogas para tirar o sono podem fazer o condutor dormir de olhos abertos.

    Direção Defensiva. Você sabe o que é isso?

    Direção defensiva é dirigir com objetivo de prevenir acidentes, atento às ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas da pista e do tempo. Trata-se da prática de dirigir com segurança, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito.

    Dicas Para Um Bom Motorista

    Ø Conheça as leis do trânsito;
    Ø Use sempre cinto de segurança;
    Ø Conheça detalhadamente o veículo;
    Ø Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento;
    Ø Faça a previsão da possibilidade de acidentes e seja capaz de evitá-los;
    Ø Tome decisões corretas com rapidez nas situações de perigo;
    Ø Não aceite desafios e provocações;
    Ø Não dirija cansado, sob efeito de álcool e drogas;
    Ø Veja e seja visto;
    Ø Não abuse de autoconfiança para não colocar a sua vida e nem a de outros em risco.
Lembrete do apodibaixodopano: O caminho é o que importa não o seu fim. Se viajar depressa demais vai perder aquilo que o fez viajar.

2 Comentários:

Anônimo disse...

A partir do momento que os usuários de transporte verem os policiais usando a sandália, todos vão se sentir no direito de usar também...

Anônimo disse...

Valeu Janio pela matéria e que a leis seja para todos...

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO