quinta-feira, 19 de abril de 2007

Como surgem os relâmpagos?


Os raios surgem com o movimento de elétrons

Um relâmpago é uma corrente elétrica muito intensa que ocorre na atmosfera. Ele é conseqüência do movimento de elétrons de um lugar para outro. Os elétrons se movem tão rapidamente que fazem o ar ao seu redor se iluminar, resultando em um clarão, e se aquecer, provocando o som do trovão.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o relâmpago tem normalmente "duração de meio segundo e trajetória com comprimento de 5 km a 10 km." Em termos gerais, existem dois tipos de relâmpagos: relâmpagos na nuvem (cerca de 70% do total) e relâmpagos no solo, que podem ser do tipo nuvem-solo ou solo-nuvem. Mais de 99 % dos relâmpagos no solo são relâmpagos nuvem-solo.

De acordo com o Inpe, a afirmação de que espelhos atraem raios não passa de um mito. O instituto também afirma que um relâmpago pode cair mais de uma vez no mesmo lugar. Outra curiosidade: em média, aviões comerciais são atingidos por relâmpagos uma vez por ano, em geral, durante procedimento de aterrissagem ou decolagem, em alturas inferiores a cerca de 5 km. "Como conseqüência, a fuselagem do avião sofre avarias superficiais", informou o Inpe.

FONTE: Redação Terra

Já em Apodi na terça-feira a noite dia (17/04) o céu ficou mais ou menos assim como esta foto acima, deixando o céu um clarão lindo, mas ao mesmo tempo perigoso.

Ontem à tarde graças a Deus veio a chuva que tanto os agricultores esperavam, a previsão é de mais chuva hoje na região. E a noite por volta das 23 horas quando chegávamos da faculdade o clima da cidade estava com um nevoeiro super agradável que até cheguei a pensar que estava em Florianópolis.

Obs: Só citei Floripa por causa que tive a oportunidade de conhecê-la. Saudades!

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO