segunda-feira, 20 de novembro de 2006

[leia] Apodi perde uma grande pessoa


Não poderia deixar de falar nessa grande figura, que significou muito para a cultura apodiense, especialmente no final do anos 80 e início dos anos 90. Ela que comandava as tradicionais quadrilhas da cidade e promovia arraiás inesquecíveis.

Neta, que na verdade, é filha de Valdemiro era muito conhecida pelos jovens que participavam de suas quadrilhas e que não se incomodavam com a forma dura que ela tratava os 'matutos'. Por ser muito perfeccionista, ela não admitia erros e queria sempre está no alto do pódium nas disputas que concorria e isso era o que fazia com que sua quadrilha fosse uma das mais aplaudidas e requisitadas na região.

No meu tempo de menino, não havia um menino ou menina sequer que não tivesse interesse em participar de sua quadrilha, mas ela não aceitava qualquer um, tinha que ter empenho e habilidade.

Não conto às vezes que os participantes levavam 'cocorotes' de Neta quando não acertavam os passos na quadrilha, mas ninguém guardava rancor, pelo contrário, ela sempre foi bem querida por todos, que a tinham como mãe. E foi esse o papel que ela desempenhou quando na ativa, ela fazia o papel de mãe de muitos e com isso conquistou o coração de todos.

Neta é uma dessas pessoas que merecem ser lembradas por toda a eternidade por ter desempenhado um papel tão importante na formação de muitos jovens apodienses. Com certeza, vai fazer muita falta ao folclore e a cultura apodiense.

As fotos eu surrupiei do site ApodiClick.com que vem fazendo um grande trabalho por Apodi, registrando os fatos mais importantes de nossa cidade. Parabéns a James e família.

6 Comentários:

DeAssis disse...

o termo 'matuto' foi utilizado aqui para denominar os participantes das quadrilhas matutas, que tinham que se vestir em trajes matutos para participar do evento.

Anônimo disse...

Quero deixar registrado nesse conceituado blog, meus pêsames a toda família ilutada, que o nosso Pai Celestial tenha reservado um lugar lá em cima para ela, pela pessoa que foi aqui na terra com seus atos de solidariedade sempre ajudando os outros com muita humildade. Ass.( Zé Maria de Lalá).

Anônimo disse...

Ontem, Apodi amanheceu mais triste pela perca inesperada de nossa amiga professora Neta de Valdemiro. A professora dos "arraiás" como era mais conhecida carinhosamente. Com certeza, Deus a levou mais cedo, pois tinha para ela outros planos. A toda família, meus sentimentos.
Raimundinho de Preto de Izauro.

Anônimo disse...

deixo meus sentimentos pela partida de uma grande incentivadora da nossa cultura, com certeza ela cumpriu sua meta aqui na terra, apesar de deixar todos saldosos.

Anônimo disse...

deixo meus sentimentos pela partida de uma grande incentivadora da nossa cultura, com certeza ela cumpriu sua meta aqui na terra, apesar de deixar todos saudosos. (retificando)

Anônimo disse...

Tenho certeza que hoje morre um pouco do folclore de apodi, pois neta com sua determinação, vontade e principalmente coragem pois por varias vezes sem recursos era responsável por divulgar e alegrar nossa terrinha com suas festas. Fico aqui triste e deixo um abraço pra toda a família principalmente, MAYKOM E DIEGO, que tenho o maior respeito a admiração.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO