terça-feira, 28 de julho de 2009

[leia] Falta de compradores desestimula produtores de arroz

APODI - Os mais de 500 produtores de arroz do Vale do Apodi estão desestimulados com a falta de mercado e preço para o produto, que vem sendo estocado em vários galpões de comunidades rurais encravadas no território apodiense, o qual é detentor da maior produção de arroz do Rio Grande do Norte.

Mesmo atuando de forma artesanal, os produtores de arroz de Apodi recentemente conseguiram novas técnicas junto a produtores do Vale do Jaguaribe, no Ceará, e com isso vem conseguindo triplicar a produção de arroz no Vale do Apodi, mas o que chama a atenção é que os produtores de Apodi estão com mais de quadro milhões de quilos do produto estocado, devido à falta de comprador. O preço baixo também tem gerado dor de cabeça aos arrozeiros do Vale do Apodi.

Os produtores Francisco e Sérgio Linhares, respectivamente, estão com mais de 400 sacas de arroz estocadas porque não aparece comprador e quando aparece querem pagar pelo produto um preço muito abaixo do valor de mercado. "Enquanto as coisas não melhorarem não vamos plantar arroz aqui em nossas terras, porque estamos amargando grande prejuízo", comentou Francisco Linhares.

A cultura do arroz é responsável pelo sustento de centenas de famílias de agricultores do município, que até pouco tempo viviam em excelentes condições financeiras, mas hoje a realidade é que os produtores dispõem do arroz estocado e muitas dívidas.

Os arrozeiros Genildo Santos, Manoel Francisco e Francisco Azumar Oliveira destacam as dificuldades para continuar atuando na cultura do arroz com os altos preços de energia elétrica, falta de comprador e preços baixos. "Tive que vender dois bois para pagar aos trabalhadores para colher o meu arroz, tenho o arroz aqui e não tem quem compre", comentou Genildo Santos.

Em toda região existem apenas três compradores de arroz, mas devido à crise e à falta de mercado para o produto, poucos se arriscam a fazer grandes compras. O empresário Breno Galvão diz que os equipamentos de beneficiamento do arroz produzido na região estão ultrapassados e isso faz com que o produto depois de beneficiado não tenha qualidade e sem qualidade não existe vendas. "Precisamos de uma indústria de beneficiamento de arroz que deixe o nosso produto em condições de igualdade com o arroz que vem do Sul do País, mas esses equipamentos são muitos caros, estamos tentando viabilizar um empréstimo junto ao Banco do Nordeste para que libere recursos para fazer a aquisição das máquinas", comentou o empresário Breno.

Em Apodi, existe uma Fábrica de Beneficiamento de Arroz em construção às margens da BR-405, sentido Apodi/Mossoró. O empreendimento foi construído através de uma parceria do empresário Breno Galvão, Prefeitura do Apodi e Governo do Estado, mas que se encontra parado à espera do financiamento do Banco do Nordeste para a aquisição de máquinas e equipamentos modernos para o beneficiamento de arroz. Quando estiver em funcionamento, a fábrica vai gerar mais de 100 empregos diretos.

Fonte: Gazeta do Oeste

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO