quarta-feira, 22 de abril de 2009

[leia] Aproveitamento das águas da barragem Santa Cruz é discutido na Assembléia

A Assembléia Legislativa, através do Centro de Estudos e Debates, realizou nesta quinta-feira (16) uma audiência pública para discutir o aproveitamento econômico e social das águas da barragem de Santa Cruz, no município de Apodi. O evento, que aconteceu no auditório da Casa, foi uma iniciativa do deputado Gilson Moura. Os deputados Getúlio Rêgo, Leonardo Nogueira e Larissa Rosado também participaram da audiência.

Gilson Moura disse que a idéia de realizar esta audiência veio de pedidos do povo da região Oeste do estado. “A população do Oeste do Rio Grande do Norte exige um melhor aproveitamento das águas da barragem de Santa Cruz, em Apodi, que está sendo sub-utilizada. Alguma providência tem que ser tomada para utilizar a água da barragem para a população, e isso pode vir a criar milhares de empregos.

Representando o Governo do Estado, o sub-secretário de Recursos Hídricos, Carlos Ivan de Melo, reafirmou que o governo irá construir duas adutoras na região até o final de 2010. “O Sistema Adutor do Alto Oeste e a Adutora Apodi Mossoró utilizarão as águas da barragem Santa Cruz e beneficiarão milhares de potiguares”.

Para falar sobre as exigências da população da região, a Assembléia convidou João Maria, membro de um fórum de debates em Apodi. “A barragem de Santa Cruz está pronta e tem 600 milhões de metros cúbicos de água armazenada, mas até hoje faltam projetos para esta água toda ser utilizada”, disse o representante de Apodi.

“A luta em Apodi parece não ter fim. Os projetos não chegam. O Banco Mundial Considerou a Chapada do Apodi uma das melhores terras do mundo, mas sem projetos a água não pode ser utilizada. Vamos esperar pra ver se esse projeto do governo de construir as adutoras vai sair do papel”, protestou João Maria.

A deputada Larissa Rosado acredita que as novas adutoras levarão progresso para a região do oeste potiguar. “Os projetos do governo são muito importantes na região.As novas adutoras serão fundamentais para o povo da cidade de Apodi e de toda a região oeste, ajudando em diversas atividades, como a pesca e a agricultura irrigada”, disse Larissa.

Transposição do rio São Francisco

Ainda durante a audiência, os deputados Getúlio Rêgo e Leonardo Nogueira cobraram compromisso de todos no estado para que a região não fique de fora do projeto de transposição do Rio São Francisco. “Temos que ter o compromisso de não deixar a região de fora da transposição. Apodi tem que receber as águas do São Francisco”, ressaltou Getúlio Rego.

“Há mais de 100 anos que o povo nordestino luta pela transposição. Agora que ela vai sair do papel não podemos deixar o trecho de Apodi e Mossoró de fora, senão teremos que esperar mais 50 ou 100 anos para a inclusão”, declarou o deputado Leonardo Nogueira.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Só espero que não seja como estão falando por aí: Estão dizendo que a água da barragem de santa cruz irá para mossoró e a chapada vai ficar de lado...

Queria que isso fosse "conversa do povo", se não, Apodi vai perder muito mais. Lembrando... Mossoró tem político... tem Rosalba, tem Agripino, tem Garibalde, estes, podem ter certeza, não estão nem aí para Apodi. A verdade é tanta que se falava na urbanização da barragem de santa cruz e agora eles querem é uma adutora e uma das pessoas que "lutava" pela urbanização era Rosalba.

Vamos ficar de olhos abertos e atentos a qualquer sinal que isto venha a acontecer. E, se isto vier a acontecer, vamos lutar por nossa terra! Vamos expulsar os forateiros que só vem aqui de quatro em quatro anos atraz de votos para se auto-realizar e, ainda por cima, terminar de acabar com a nossa região que é tão esquecida, querendo que nos tornemos cada vez mais dependentes deles.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO