sábado, 24 de novembro de 2007

[leia] Melancia quadrada e com gosto de pepino...


Eu temei dizendo que não existia isso, mas existe. Na minha cabeça, a disposição arredondada da melancia deveria ser algo de providência genética, não acreditei que alguém fosse se dá ao trabalho de estudar tanto só para mudar a estética de uma melancia, mas eu estava errado em relação ao método e a realidade, a fruta quadrada existe mesmo. Tenho que assistir mais televisão, 'assistir' só computador não dá mais.

A pequena cooperativa agrícola de Zentsuji (Kagawa), na região de Shikoku, iniciou no dia 22 o envio da sua famosa colheita de melancia quadrada a todo o Japão.
Os agricultores locais já haviam obtido êxito em produzir melancias quadradas há 27 anos, mas o sucesso veio a cerca de cinco anos atrás, com a divulgação através dos meios de comunicação. Outro fator importante é o fato de que o novo formato permite guardar melhor a fruta na geladeira.
A idéia da melancia quadrada pertence ao agricultor Takashi Yamashita, 82, atual diretor da seção de "melancias" da cooperativa.
A forma quadrada é obtida antes que o fruto fique maduro com um mecanismo "secreto" que transforma a melancia, tipicamente redonda, em quadrada.
No entanto, na busca do formato, a melancia quadrada perdeu seu sabor doce e se parece mais ao pepino. Por isso o produto tem mais uma finalidade decorativa e de longa vida pois pode ser conservado em média durante um ano e meio.
O preço por unidade é de ¥ 13 mil, incluindo o transporte. Os interessados em comprar diretamente da cooperativa podem entrar em contato pelo telefone (0877) 62-0711.

Fonte: IPCDIGITAL.

Bem, eu não gosto de pepino mesmo, e muito menos de melancia. Mas não tem nada demais. Aqui no restaurante universitário tem um suco da cor de uva, com gosto de limão, e me disseram ontem que é de laranja...

2 Comentários:

Anônimo disse...

Caro Assis Junior,
Informo a voce que no Brasil a melancia quadrada já é cultivada. E, diferentemente da produzida no Japão, a daqui tem o mesmo sabor da melancia comum, e algumas são até mais adocicadas e também sem sementes!!
E digo mais, não pense que isso está longe de voce!
As melancias quadradas são cultivadas em Icapuí-CE, isso mesmo, alí na fronteira com o Rio Grande do Norte.
Inclusive, há poucos dias foi veiculada matéria no Globo Rural, falando sobre tais melancias.
Já provei não só a quadrada, mas também a melancia sem sementes, e ainda a melancia "individual" bem menor que a melancia comum, mas não por isso sem o sabor tradicional.

Anônimo disse...

Rapaz essa sua fonte foi pessima:

1º melancia quadrada não é novidade é produzido aqui no RN e sua principal finalidade é facilitar o transporte pois cabe certinho na caixa.

2º não é nada secreta sua técnica a melancia é colocada em uma caixa ainda pequena e toma a forma da mesma.

3º recentemente passou no jornal bom dia brasil se não me engano mostrando tudo isso. a cidade aqui no RN que produz não lembro.

ah é produzido também melancias pequenas tipo do tamanho de uma manga e sem caroço.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO