sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

[leia] Apodi: as coisas podem ficar piores.

A prefeitura ultimamente vem atrelando a dificuldade pela qual está passando à diminuição nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos municípios) e ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), mesmo isso sendo um processo sazonal, isto é, algo periódico, se repetindo em determinadas épocas todos os anos. O que mostra uma falta de responsabilidade, previsão (nem previsão é, porque é certo que acontece todos os anos) e má gerência administrativa/econômica. Pois bem, com a renúncia de R$ 6 Bilhões previstas no PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento) feito essa segunda-feira as coisas tendem a ficar mais feias.

Com as reduções do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o IR (Imposto de Renda) anunciados pelo PAC, haverá redução substancial diretamente sobre o FPM. A previsão nada otimista é da secretária estadual de Tributação e coordenadora-geral do Conselho Nacional de Política Fazendária, Lina Vieira. Não há condições de medir as perdas reais pois o PAC ainda precisa de aprovação parlamentar. Mas se a prefeitura de Apodi não tinha uma boa desculpa para se comportar da forma como vem agindo, agora tem. Só que dessa vez o problema pode ser bem sério se conjugado com os demais que estão surgindo.

O prefeito Jóse Pinheiro Bezerra, como notíciamos aqui recentimente, prepara toda a papelada para decretar estado de emergência junto à Defesa Civil Estadual e Nacional devido à estiagem que castiga o interior de nosso estado. "Já preparamos toda a documentação decretando estado de emergência junto à Defesa Civil Estadual e Nacional, mas até agora não foi resolvido nada. Mesmo assim, de forma precária, estamos atendendo algumas comunidades rurais aqui de Apodi que estão enfrentando graves problemas com a falta de água. Para isso, temos dois caminhões-pipas e um trator que vem atendendo, mas é muito pouco para nossa realidade", comenta o prefeito em reportagem ao jornal de fato. Porém esse fato foi apagado pelo "brilho das movimetações políticas/partidárias dos astros pré pré-candidatos de Apodi (é assim mesmo: "pré pré", só vejo dizerem: "eu sou candidato", mas nada de definitivo ainda).

Domingo, sengundo Jotta Paiva, o deputado estadual, Leonardo Nogueira, estará no distrito de Soledade para discutir junto a lideranças locais sobre o processo de emancipação política da localidade.
Vários documentos estão sendo reunidos no sentido de dar andamento na transformação da comunidade em área especial para o turismo, primeiro passo para petição de desmembramento para Apodi.

Já foi me passado que não é possível haver esse desmembramento, pórem, caso aconteça, em um futuro próximo, isso pode terminar estagnando de vez a economia em nossa cidade (por perder massissamente os dividendos provinientes dos Royalties da Petrobrás) a qual só tem duas fontes principais de injeção monetária: o estado e a prefeitura. A prefeitura está com vários meses sem pagar seus funcionários e não tenho idéia se os investimentos do estados ocorridos ultimamente, como os novos empregos da cetral do cidadão, são suficiente para equilibrar o déficit monetário no comércio local. Pelo visto deve está tudo correndo bem, já que não houve nenhum pronunciamento vindo da CDL de Apodi sobre tal fato.

Por fim, o carnaval vem aí. Pão e circo para uns, Macambira e água barrenta para outros.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO