sexta-feira, 27 de outubro de 2006

[leia] Abstenções

O interesse do eleitor pelo segundo turno diminui bastante, e muitos eleitores que moram fora de suas cidades preferem justificar a ir votar agora no dia 29.
Como não teremos mais votação para deputados, nem para senadores, a vontade de exercer a cidadania é jogada para segundo plano, ainda mais porque muito teriam que desembolsar o dinheiro para ir votar.
No caso do eleitor apodiense que mora em Natal por exemplo: A passagem custa R$ 32,00 num ônibus que demora pelo menos 6 horas para chegar e custo total, só de passagem, é de R$ 64,00 para ir e voltar. Onde já se viu pagar pelo menos R$ 64,00 para eleger esses políticos? Eles não merecem tanto. Já no caso de estudantes o valor cai pela metade, mas mesmo assim o desinteresse é grande.
Numa análise de quem sairá perdendo com esse desinteresse, eu diria que é Vilma de Faria que está na frente das pesquisas e muitos já dão por certo a sua vitória, o mesmo já não acontece com Garibaldi, o que vemos é um eleitorado com mais vontade de ir votar, de ajudar o seu candidato.
Falando especificamente de Apodi: Os 'bicudos' nunca foram organizados e nunca souberam trabalhar para trazer seus eleitores das outras cidades para Apodi, e a grande maioria dos eleitores, devem sim, pagar para votar. Vê se pode!
Já os 'bacuraus' sempre foram mais organizados, alugam ônibus, distribuem passagem com data, hora e local certo e de fácil acesso para seus eleitores.
Hoje mesmo saiu duas bestas com eleitores daqui de Natal, adivinha de quem era?
Enquanto isso, tem pelo menos 8 alunos na Residência Universitária (que eu conheço) que não vão às suas cidades porque não conseguiram carona. Adivinhe de quem que é?
Por isso eu continuo dizendo, a eleição só termina na abertura das urnas e pesquisa nenhuma mostra essa realidade.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Mais saiba diassis que trazer as pessoas para votar de outra cidade é crime!!!! mais os Apodienses estão a costumado aos bacurais fretar os onibus da nordeste e trazer o povo de Natal eu acho que vc já se beneficiou desse bus pq eu já sou bicuda, eles querem é comprar seu voto, mais o voto só a gente é que sabe!!!!

DeAssis disse...

É verdade, já fui sim beneficiado com o ônibus fretado por eles em 2000 na eleição de prefeito, onde os candidatos eram Dr. Pinheiro e Vandinho, mas eles sequer me perguntaram em quem eu votava, e não veio só eu não, éramos pelo menos 4 pessoas que não votava em Dr. Pinheiro naquela época, mas mesmo assim eles não se negaram, e sequer questionaram o meu voto e dos outros passageiros.Já quanto a esse ano, tenho o maior orgulho em dizer que tanto no primeiro turno, quanto no segundo eu paguei a minha passagem. No primeiro cheguei até a pagar passagem inteira na vinda, pq naum tinha mais estudante, dessa vez fui comprar logo cedo e cheguei pagando meia, mas o dinda saiu do meu bolso.

DeAssis disse...

Conduzir eleitores é crime, mas o crime ainda maior é pagar pra vir votar nesses fidumaégua que estão ai.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO