segunda-feira, 30 de outubro de 2006

[De Olho] Quem ganhou e quem perdeu a eleição?

De imediato podemos afirmar que quem mais ganhou foi a governadora Wilma, que foi reeleita. Não consegui a vitória anunciada pela maioria dos institutos, onde seria superior a 200 mil votos. Mas ganhou, e até de forma bonita, por derrotar as chamadas oligarquias do estado.
Agora, uma pergunta que insiste em ser lançada: quem perdeu a eleição em Apodi?
O prefeito e seus aliados? Sim, com certeza, eles perderam, no entanto foi uma derrota somente política, que pode ser repensada daqui a dois anos. Ou não?
No entanto, sabe quem foi o maior perdedor, independente do resultado?
O Povo de Apodi. Não, porque foi Wilma que ganhou. Não. Mas pela forma que uns tratam os outros. Pelo desrespeito ao cidadão eleitor. Pelas bombas em cima das casas de muitos eleitores de Apodi. Pelas ofensas morais. Pela baderna que muitos fizeram.
Enfim, pelo clima de Torcida Organizada de Time de Futebol. Pois ao final de uma eleição constatamos que em Apodi, na sua maioria, não existem eleitores, e sim, torcedores. Bicudos e Bacurais.
Eleição deve ser encarada como um instrumento de cidadania, de escolha. Um só lado não tem ganhar. Os dois podem ganhar. A partir de hoje, ela volta a ser a governadora do povo do Rio Grande do Norte, independentemente de quem você votou.
Até quando? Até quando que uma eleição em Apodi fará essa divisão entre o nosso povo. Será que isso é construção de cidadania? Será que ficá explodindo bomba nos pés dos outros construirá um Apodi Melhor? Até quando continuará a existir intriga de vizinhos por conta de eleição?
É lamentável. Fico entristecido por esse clima. Será que tudo isso vale a pena?
Vamos refletir sobre este tema? Até quando?


Texto de responsabilidade do De Olho, mas o apodibaixodopano concorda com grande parte (se não a totalidade) dos pensamentos expressos aqui, por isso, fazemos questão de publicar.

6 Comentários:

Anônimo disse...

É, meu caro "De olho" lamentável mesmo é vc vir com esse papo cabeça, querendo bancar o eleitor consciente e cidadão respeitoso. Poupe-nos desses detalhes sórdidos. Vc mais do que ninguém sabe que estava na torcida organizada do Gari, e sabe muito beeeeeeem pq, né!?!
Se quer refletir, vá pra o analista, lá é lugar de reflexão ampla da vida.
Deixe de blá, blá, blá, por caridade!
Nam véi, assim num dá! Argh...

Anônimo disse...

Infelizmente é Apodi tem eleitora como você...
Infelizmente...

Até quando?

Anônimo disse...

Concordo com Florzinha. esse rapaz se faz de consciente e imparcial mas na verdade deixa claro que está buscando ganhar o seu. desde que paguem seu preço ele dança de acordo com a musica. sem personalidade, nem é imparcial e atira pra todos os lados...vê se aprende;;;ou é carne ou é peixe!!!

Anônimo disse...

Caros,

É preciso fazer determinados esclarecimentos:

Primeiro, qualquer pessoa pode ter sua posição política e torcer para que seu candidato ganhe. Isto é um fato.

Segundo, meu você votando em fulano de tal e este ganhando, não dá o direito a ninguém (seja bacurau ou bicudo) de agredir ninguem com ofensas e agressões físicas, seja este de que lado for.

Terceiro, a eleição é simplesmente um momento de escolha. Pode acreditar, independentemente de quem eu votei (Wilma, Garibaldi, Branco ou nulo) eu sou dos que pregam a construção de cidadania, de um Apodi Melhor.

Quarto, não sou carne nem sou peixe, eu sou eu, e torço para o desenvolvimento de minha cidade e meu Estado. Sejam eles comandados por quem for.

Quinto, a Florzinha afirma categoricamente (parece que é muito intima) que votei no sr. Garibaldi, não tenha certeza disso! Mas mesmo que tivesse votado isso não dá o direito a nenhum apodiense denegrir a minha imagem (Apesar que isso ninguém fez - estou falando no campo das hipóteses).

Sexto, para a mesma Florzinha, só peço a você e todos os meus conterrâneos que faça esta reflexão: Será que vale a pena, toda eleição ser criado este clima de guerra? E vale salientar que ambos os lados são responsáveis por tal tensão.

Sétimo, não quero ser mais que ninguém, quero que respeitem os espaços de cada cidadão de minha terra. Tem algum problema nisso!

Mesmo que discorde de mim, o que importa o debate de idéias.

Estamos de Olho!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu depoimento amigo, Apodi está precisando de coisas assim, Ontem mesmo vi um rapaz correndo atras de outro de arma em punho, que foi salvo por pessoas que seguraram o agressor. Será que é isso que queremos para Apodi, amigos X amigos, Irmãos X Irmãos, Pai X Filhos, Vizinhos X Vizinhos... pense nisso Flozinha, as coisa não só acontece com os outros, podem acontecer com a nossa própria família. Não importa de onde venha essas palavras, mas se nossos "políticos" refletissem e pedissem as eleitores para não fazerem isso, a muito tempo teríamos aqui em Apodi uma sociedade mais unidas e quem sabe talvez com representações a nível de estado lutando para um desenvolvimento mais justo para Apodi. Vocês são jovens, unam-se, Apodi precisa da força de vocês...

Anônimo disse...

Amigo DeAssis,

Me surpreendi qndo vi essa colocação no seu blog. Um Homem, Universitario, Casado que, manda seu filho arrancar cartazes de Garibaldi pregado nas paredes, por pura imaturidade... isso sim demonstra o qndo vc esta envolvido nessas torcidas organizadas de Nosso Apodi. Então kra, deixa de coisa mais ridicula, escreve uma coisa e faz outra totalmente diferente. Te dou os parabens pelo seu blog, q esta sendo visitado por toda nossa População Internautica de Apodi... mais mostre realidades e n hipocresias.

vlw

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO