[leia] III oficina regional discute Plano de Desenvolvimento Sustentável
Representantes dos municípios do Médio Oeste estiveram reunidos durante todo o dia de ontem no auditório Professor Antonio Dantas de Morais, da Casa de Cultura Popular de Apodi, para discutir o Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável do Médio Oeste. O evento coordenado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) trouxe para o debate eixos, programas, projetos e modelos de gestão já discutidos em encontro anterior, para que fossem feitas alterações dentro da realidade de cada município.
A abertura do evento contou com a participação do secretário extraordinário para Assuntos Institucionais, Ruy Pereira, assim como representantes de outras secretarias em nível de Estado. Dos oito prefeitos convidados, apenas o de Apodi, José Pinheiro Bezerra esteve presente, participando ativamente do debate que transcorreu durante todo o dia. A discussão para alteração do conteúdo já discutido em encontro anterior ficou por conta de secretários e assessores.Devido à ausência dos prefeitos dos outros municípios, foi marcada uma nova reunião para o dia 20 do próximo mês, quando será constituído o comitê gestor do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Médio Oeste. Nessa nova reunião se fechará o debate em torno dos eixos estratégicos que expressam ações prioritárias para a região e representam os pilares básicos em torno dos quais se estruturam as ações que viabilizam o desenvolvimento sustentável.
A III Oficina Regional apresentou a análise das instituições governamentais e não-governamentais, e população envolvida, uma síntese das propostas dos programas, projetos e modelos de gestão que resultaram do amplo processo de consulta realizado nas oficinas municipais e nas duas primeiras oficinas regionais, realizadas em Natal, no mês de maio e Caraúbas em julho deste ano.
Além dos dados coletados nas oficinas a equipe procurou sintetizar, analisar e incluir informações obtidas em entrevistas e pesquisas bibliográficas e documentais, de modo a formar uma totalidade que expressasse as possibilidades de desenvolvimento sustentável na região, sob a forma dos programas, projetos e modelos de gestão descritos durante as oficinas.
Para a coordenação, mais que um documento formal, o Plano de Desenvolvimento pretende ser um instrumento da coordenação dos esforços coletivos do governo e da sociedade, que pretendem estabelecer, de forma clara e propositiva, os compromissos quanto ao futuro, considerados necessários para a transformação da região do Médio Oeste, e por extensão do Rio Grande do Norte, em uma sociedade mais justa e solidária, em que seja possível o desenvolvimento sustentável de todos os seus habitantes.
Projeto é resultado da discussão social entre os municípios.
O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Médio Oeste, formulado para o conjunto dos municípios, Apodi, Caraúbas, Itaú, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Upanema, é o resultado de um processo técnico e político de planejamento que nasceu da iniciativa de lideranças políticas, sindicais, empresariais e religiosas e do apoio do Governo do Estado, a quem coube o financiamento para a elaboração do diagnóstico, dos eixos estratégicos, cenários, programas e projetos, além da proposta do modelo de gestão do plano.
A discussão é a continuidade das Conferências das Cidades, com investimento de mais de R$ 190 mil. O secretário extraordinário para Assuntos Institucionais, Ruy Pereira, trabalha em mais de 120 municípios, estabelecendo diretrizes, prioridades e metas para o desenvolvimento urbano sustentável, mobilizando Governo e sociedade civil para resolver conflitos coletivos e legitimar ações referentes à política urbana, além de possibilitar a avaliação de como as políticas públicas estão sendo desenvolvidas.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário